As crianças precisam de cuidados em relação a higiene oral

Em todas as fases da vida os dentes precisam de cuidados, afinal eles também pode sofrer sérias doenças caso não exista uma saúde bucal adequada!

None
Desde os primeiros dentinhos é importante a preocupação com a escovação Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/04/2017 às 13:13
Atualizado às 13:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A saúde bucal dos pequenos merece atenção. Afinal, os cuidados de agora podem influenciar e muito como será a saúde no futuro, por isso não tem muito o que pensar, as crianças precisam de cuidados bucais específicos para sua saúde. Alias, nessa fase o consumo exagerado de alimentos (doces) que trazem consequências negativas para os dentas é bastante comum, então ir ao dentista se torna uma regra para a vida dos pequenos. Assim que surge os primeiros dentinhos, os pais precisam começar se preocupar com a saúde oral dos filhos. Há hábitos saudáveis que devem ser seguidos pelos pais, ainda na gravidez e depois do nascimento da criança.

criança colocando pasta na escova de dente

Ir ao dentista começa desde pequeno Foto Shutterstock.com

Antes e durante gestação

Já na gestação ou na amamentação, a futura dentição da criança pode ser afetada, criando descoloração ou alteração na formação dos dentes. Alguns medicamentos que a grávida toma durante este período podem ser nocivos, então o ideal é evitar se automedicar nessas fases. Quando a criança ainda não tem dentes, limpe a sua boca com uma gaze umedecida em água fervida fria, após as refeições.

Os primeiros dentinhos

Quando rompem os primeiros dentes, os alimentos que a criança ingere possuem açúcares, fato que expõe os dentes do bebê à adesão de bactérias, conduzindo à formação de cáries. Evite que a criança adormeça com a tetina do biberão de leite ou sumo na boca. A higiene oral deve ser feita com um pano ou gaze umedecida em água filtrada ou fervida fria, duas vezes por dia. Assim, é possível garantir que a saúde bucal das crianças esteja da maneira recomendada.

menina escovando os dentes

Foto Shutterstock.com

Dentes formados

Depois da erupção de todos os dentes, deve incentivar a criança à escovação. Deve ser feita sem utilização de pasta dentífrica, pelo menos, duas vezes por dia. Evite que a criança ingira refrigerantes gaseificados, pois provocam a erosão dos dentes. É importante que, a partir dos 3 anos, faça a aplicação do flúor e do selante. A partir dos 4 anos, pode incentivar a criança a escovar os dentes com pasta, apropriada à sua idade – ensine-a a não engoli-la.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.