Connect with us

O que você está procurando?

Acrescentar a sardinha e outros tipos de peixe no cardápio é garantia de bom funcionamento do cérebro e coração. Conheça os principais benefícios
- Foto: iStock/Getty Images

Quer favorecer o cérebro e proteger o coração? Coma sardinha!

Acrescentar a sardinha e outros tipos de peixe no cardápio é garantia de bom funcionamento do cérebro e coração. Conheça os principais benefícios

Você sabia que diferente das carnes vermelhas gordas, os peixes gordos são fontes saudáveis de nutrientes? Pois é, a carne de peixe é proteína de alto valor biológico, pois fornece todos os aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo organismo. Seu consumo é imprescindível para a manutenção de tecidos, músculos e órgãos, incluindo enzimas, anticorpos e hormônios. No entanto, apesar do extenso litoral, o Brasil, assim como os demais países ocidentais, tem baixo consumo de peixes e frutos do mar.

Ômega-3 na cabeça!

Sardinha, salmão, atum e truta vivem em águas frias e para se aquecer possuem uma generosa e excelente camada de gordura, que inclui o ômega-3, muito útil no processo de desenvolvimento cerebral e nervoso. Por não ser sintetizado pelo organismo, esse ômega é precursor de outro ácido graxo, o DHA (ácido docosahexaenoico), que tem participação ativa na formação e manutenção do sistema nervoso e na constituição dos neurônios. “Quando envelhecemos, os níveis do DHA diminuem, assim como, em maior intensidade, nas doenças de Alzheimer, Parkinson e na esclerose lateral amiotrófica” explica a nutricionista Fernanda Granja.

A sardinha é um peixe que migra muito, por isso, para manter reservas de energia, acaba armazenando gorduras, além de consumir algas ricas em ômega-3. Incluindo o alimento no seu prato, a saúde melhora consideravelmente, conforme explica a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. “A sardinha é altamente saudável. Sua gordura poli-insaturada é benéfica para o coração, tem ação anti-inflamatória no organismo, melhora a função cerebral e articular e facilita a recuperação muscular após a prática de exercícios”, afirma.

Sardinha na Brasa

Prefira peixes assados, grelhados ou ensopados para não comprometer a saúde. FOTO: Shutterstock

Pesquisa realizada na Universidade Laval, no Canadá, revelou que, ao gerar impulsos nervosos, o ômega-3 potencializa a comunicação entre os neurônios e os protege dos radicais livres, notórios destruidores das células. A mesma pesquisa observou um risco 47% menor de desenvolver Alzheimer em indivíduos que consumiam pelo menos uma porção de peixe por semana.

Mais nutrientes e benefícios

Ótimo aliado contra as doenças cardiovasculares, o ômega-3 também protege as artérias, facilita o fluxo sanguíneo, reduz a pressão arterial e auxilia na redução das taxas de colesterol. O magnésio, mineral também presente nos peixes, diminui os riscos de aterosclerose e infarto, assim como a vitamina E, e alivia sintomas de asma e enxaqueca. Muitos outros nutrientes contam pontos a favor da carne que vem das águas. O cálcio ajuda na manutenção dos ossos, assim como o fósforo, que também preserva a memória. Vantagens em incluir a sardinha no cardápio não faltam. Mas atenção para as enlatadas! Elas são bastante práticas, mas se recomenda o descarte do óleo antes do consumo.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Saiba tudo sobre o infarto, doença caracterizada pela interrupção do fluxo sanguíneo natural no coração e que pode ser fatal

Estilo de vida

A seguir, é possível conhecer os poderes que a meditação exerce no combate a inúmeros males que prejudicam o organismo, como gastrite e dermatite

Estilo de vida

As varizes são um dos problemas que mais incomodam as mulheres. Mas não é uma questão só de aparência, nem exclusividade do sexo feminino

Estilo de vida

Conheça as propriedades que tornam o óleo de coco tão benéfico ao organismo e se convence a adicioná-lo ao seu cardápio diário!

Estilo de vida

Aprenda a preparar receitas saudáveis com gelatina e fuja do excesso de açúcar e gorduras presentes em outras opções de doces!

Estilo de vida

Sabia que o fator emocional influencia - e muito - na queda de cabelo? Se tufos têm saído na escova ou durante o banho, é hora de ligar o sinal de alerta!

Estilo de vida

Que tal uma fraldinha com minissuspiros para dar de lembrancinha no chá de bebê? Além de ser muito fofa, você pode fazer em casa! Veja o passo a passo!

Estilo de vida

Escolher tema de festa não é uma tarefa fácil para alguns pais. Para fugir do personagens infantis, que tal fazer uma festa infantil com decoração de balão?