São Luís: a cidade que é destino obrigatório no Maranhão

Desenhada pelo mar, dunas, praias e pelo saudoso Centro Histórico, São Luís tem uma paisagem única. Veja dicas para curtir o melhor da ilha!

None
FOTOS: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 11:53
Atualizado às 14:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Desenhada pelo mar, dunas, praias e pelo saudoso Centro Histórico, São Luís tem uma paisagem única. A mistura harmoniosa da paisagem com os edifícios históricos cria uma atmosfera singular na ilha, tornando-a uma das cidades mais ricas nos quesitos natureza e cultura para se visitar no Brasil.

saoluis_divulgaçao

Centro histórico

Em seu Centro Histórico, é possível encontrar uma gama de construções antigas, trilhadas por caminhos de pedra e enfeitadas por azulejos coloniais. Destaque para as ruas Portugal e do Trapiche, por seu alto valor artístico e histórico. Por lá, é possível contemplar as maravilhas arquitetônicas da ilha, como as igrejas e o Teatro Arthur Azevedo.

Atrações culturais

Outra preciosidade cultural da cidade são as festas populares. São Luís é nacionalmente conhecida pelos arraiás da festa de São João e o tradicional Bumba-Meu-Boi. O Tambor de Crioula, realizado aleatoriamente, sem data ou local específico, é uma das mais belas tradições culturais da ilha. A festa homenageia São Benedito e foi eleita patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Gastronomia

No campo gastronômico, os ingredientes e temperos indígenas, portugueses, africanos e franceses servidos nos caprichados restaurantes e na famosa Feira da Praia Grande tornam a culinária local única e diferenciada. As receitas mais conhecidas são: o arroz de cuxá, a torta de camarão, o doce de espécie. Até mesmo o Guaraná Jesus e a dose de Tiquira não podem faltar nos cardápios de quem visita a ilha.

FOTOS: Divulgação

FOTOS: Divulgação

Onde ir

Praia do Calhau: com ótima infraestrutura, a Praia do Calhau é uma boa opção para quem está à procura de esportes náuticos.
Praia da Ponta d’Areia: aqui, o forte são os bares com música ao vivo, como o reggae. É a praia mais próxima do centro da cidade.
Praia de São Marcos: as ondas de tirar o fôlego são prato cheio para quem quer adrenalina.  À noite, a diversão rola nos bares na orla.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.