Sangue verde: como a clorofila pode ser benéfica para o organismo

A clorofila, substância presente nos alimentos verdes, possui efeitos surpreendentes para o corpo! Confira como consumi-la da melhor forma

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/04/2017 às 19:08
Atualizado às 12:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Essencial para a sobrevivência das plantas e altamente benéfica para o corpo humano, a clorofila tem propriedades nutricionais muito abrangentes. Responsável pela coloração esverdeada das frutas e dos vegetais, ela possui 18 aminoácidos, proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas importantes para o funcionamento corporal e ainda ajuda na perda de peso. Não é à toa que ela é conhecida como “sangue verde”.

Fórmula perfeita

Se existe uma combinação ideal de alimentos com benefícios para o organismo, ela é encontrada nas folhas verdes. Suco verde com clorofila e alimentos verdesAlém disso, a substância, quando presente nas verduras, possui outras vantagens, como explica a nutricionista Maria Eduarda Ourivio: “As folhas são importantes aliadas para eliminar a água do corpo. São cheias de fibras e oferecerem minerais e vitaminas essenciais que aliviam a retenção de água e favorecem o desinchaço”.

Detox também

Presente em muitos alimentos utilizados nas dietas desintoxicantes, a clorofila tem efeitos essenciais para quem quer fazer uma limpeza no corpo. Atuando principalmente no fígado, ela regula o sistema hormonal e bloqueia toxinas. “O pigmento neutraliza a acidez do corpo, fazendo com que o organismo se regenere com maior facilidade e aumente a oxigenação celular”, explica Maria Eduarda. A profissional conta ainda que, ao beber um copo de clorofila por dia, toda carência de alimentos verdes que um ser humano precisa é suprida.

Suco verde com clorofila e alimentos verdes

Foto: iStock.com/Getty Images

Quanto mais escuro, melhor!

A regra é clara: quanto mais escuro o verde do alimento, maior é a presença da clorofila. Abuse de ingredientes como couve, espinafre, acelga, brócolis, salva, agrião, rúcula, kiwi e, inclusive, a casca do limão!

Consultoria: Maria Eduarda Ourivio, nutricionista da clínica Vidhera, do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA TAMBÉM