ESTILO DE VIDA

Salgadinhos para vender: dicas práticas para fritá-los sem erros

Aprenda o bê-á-bá da fritura, que vai desde a escolha do óleo até a hora da venda, e faça salgadinhos para vender sem erros!

None
Os salgadinhos para vender devem estar bem douradinhos. Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa/Elen Rodrigues

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/04/2017 às 12:04
Atualizado às 17:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem decide começar seu próprio negócio de salgadinhos para vender sabe que são muitas as dúvidas que surgem nesse processo. Desde a escolha do óleo ideal, até as melhores técnicas para deixar o salgado dourado ou mesmo os tipos de embalagens para entregá-lo ao cliente. Para entendermos, portanto, todas as etapas desse negócio, conversamos com Derileusa Rosa dos Santos Scott, docente de gastronomia do Senac Aclimação/SP, que deu valiosas dicas para quem está começando na área.

Onde fritar?

A escolha do recipiente onde será feita a fritura é muito importante, pois como o salgadinho precisa ficar submerso no óleo, é essencial que ele seja frito em um local fundo. Apesar da fritadeira elétrica ser uma ótima opção, é provável que, especialmente quem está começando seu negócio, ainda não tenha uma. Assim, o ideal é escolher uma panela funda ou um tacho, já que ambos oferecem uma altura apropriada para a fritura.

salgadinho sendo colocado no óleo para fritura em imersão.

O óleo deve cobrir os salgadinhos, mas não deve encher a panela. Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa e Maria Olinda Cabral

Qual é o melhor óleo?

No entanto, não é apenas a panela que pode interferir no resultado esperado. A professora explica que muitas pessoas utilizam gordura hidrogenada (que pode ser comprada pronta e em grandes quantidades no supermercado) no lugar do óleo, já que ela proporciona um salgado mais seco e crocante. No entanto, Derileusa não a indica como a melhor opção, já que o óleo de soja acaba sendo mais saudável e oferece um sabor melhor.

A temperatura ideal

Depois da escolha da panela, do óleo e de outros materiais, é hora de fritar a sua massa. Se você estiver trabalhando com ela fresca, é preciso esperar primeiro que ela esfrie. Se, no entanto, for congelar uma parte da massa para fazer o procedimento mais tarde, a professora do Senac alerta: “se você congelou o salgadinho, você não precisa esperar que ele descongele. Mas, assim que o tirar do freezer, o ideal é esperar 20 minutos para que ele soe e quebre as partículas de gelo, e aí sim fritá-lo.” Caso os salgadinhos já tenham sido empanados previamente, você também pode deixá-los na geladeira, atentando-se para que na hora da fritura, você os passe na farinha de rosca, retirando assim a umidade e deixando-os mais crocantes.

salgadinho congelado sendo retirado do congelador para ser frito.

Aguarde 20 minutos antes de fritar os salgadinhos congelados. Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa e Maria Olinda Cabral

Quanto de óleo?

Nesse momento, já com a massa pronta para a fritura, é necessário acertar na quantidade de óleo que será colocada no tacho. Essa quantidade irá variar de acordo com a porção de salgadinhos, mas deve ser sempre suficiente para cobri-los, sem jamais, no entanto, deixar a panela cheia.

Muito quente ou muito frio…

Também nessa hora é imprescindível que você tenha controle sobre a temperatura do óleo, que deve estar a 180°C. Esse tipo de controle é necessário pois corre-se o risco do salgado estourar caso o óleo esteja frio, assim como corre-se o risco do salgado apenas dourar por fora e não fritar por dentro, caso o óleo esteja muito quente. “Se você não tem uma fritadeira com termostato, você tem que fazer alguns testes”, aconselha a docente. Ela dá como sugestão pegar um pouquinho de farinha de rosca e jogá-la dentro do óleo. Quando a farinha de rosca subir e já estiver um pouco dourada, é sinal de que o óleo está no ponto certo.

salgadinhos fritos sortidos, colocados cada um em uma tigela colorida.

Os salgadinhos para vender devem estar bem douradinhos. Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa e Elen Rodrigues

Finalizando

Depois de tudo isso, o próximo e último passo é colocar os salgadinhos no óleo para fritar. Para saber a hora de retirá-los é preciso apenas observar seu aspecto: quando já estiverem douradinhos é sinal de que estão prontos e já é hora de embalar.

Texto: Paula Alves | Consultoria: Derileusa Rosa dos Santos Scott, docente de gastronomia do Senac Aclimação/SP.

LEIA MAIS: