ESTILO DE VIDA

Salão de beleza: saiba como se prevenir de infecções nesse ambiente

Ir ao salão de beleza pode funcionar como uma terapia, mas, para evitar infecções, é preciso cautela. Saiba como se cuidar!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/08/2016 às 20:22
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ir ao salão de beleza, às vezes, funciona como uma terapia. A autoestima vai lá em cima e a sensação de bem-estar invade o corpo. Mas é preciso cautela para que os procedimentos executados em salões não se tornem um problema, afinal, ao compartilhar equipamentos, como espátulas e alicates, você pode se contaminar por bactérias vindas de outras pessoas. Confira os cuidados necessários para, além de linda (o), você sair com a saúde em dia!

mulher fazendo as mãos

Foto Shutterstock.com

Manicure

“O uso de materiais não esterilizados ou incorretamente esterilizados pode representar um risco de contaminação por diversas doenças, como Aids, hepatites, micoses e infecções bacterianas”, alerta a dermatologista Paula Araújo. Por isso, ao cuidar das mãos e dos pés, algumas precauções são indispensáveis:

1. Tenha o seu próprio kit manicure com lixas, palitos, tesoura, cortador de unha e alicate.

2. Mesmo os utensílios de uso exclusivo precisam ser higienizados com água e sabão.

3. Certifique-se de que lixas e palitos de madeira foram descartados após o uso.

4. Bacias e vasilhames onde pés e mãos são colocados de molho precisam ser revestidos de plástico descartável, que deve ser de utilização única e exclusiva. “Outra opção é substituir as vasilhas por luvas descartáveis com creme dentro”, sugere.

Saiba mais:

19 segredos de saúde para deixar o cabelo liso

Semente de uva: o alimento da beleza

7 cursos on-line de estética e beleza

Depilação

Nem só a dor ou o incômodo são dignos de sua atenção no processo de retirar os pelos indesejáveis do corpo. Quando fizer depilação, fique atenta (o) aos cuidados:

1. Escolha lugares que utilizem ceras descartáveis.

2. Os utensílios, como pinça e espátula, não devem ser reutilizados. “A pinça pode lesionar a pele e entrar em contato com sangue, por isso existe o sério risco de haver transmissão de doenças como Aids e hepatites”, explica a dermatologista.

3. As macas devem ser cobertas por toalhas de papel descartável e trocadas a cada cliente.

Consultoria Paula Araújo, dermatologista