ESTILO DE VIDA

Saladas: aposte nelas para um cardápio mais saudável!

As saladas são indispensáveis no cardápio de quem busca melhorar a qualidade da alimentação. Elas dão ao organismo todos os nutrientes precisos. Confira!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/09/2016 às 23:21
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de ser pouco calóricas, as saladas são ricas em nutrientes importantes para a saúde, caso das fibras. “Uma dieta com alto teor de fibras possui baixa densidade calórica e induz a menor ingestão de alimentos, já que a sensação de saciedade é prolongada se comparada ao consumo de alimentos refinados”, garante a nutricionista Carolina Marques. A seguir, confira mais benefícios para incluir as saladas no prato, já!

 Buffet de saladas

Foto iStock.com/Getty Images

QUANDO COMER?

As saladas podem ser excelentes complementos nas refeições principais. “Elas devem ser incluídas nas duas principais refeições do dia: o almoço e o jantar, e devem ser ingeridas todos os dias, em porções que a pessoa vai julgar a correta para si. Para evitar a monotonia, devemos variar os alimentos que formarão a salada, pois a variação de cores, sabores e aromas é infinita”, salienta a nutricionista Juliana Castelli.

Leia também:

NÃO SE ESQUEÇA!

As saladas são ótimas fontes de nutrientes para o organismo, no entanto, é preciso adicionar outros grupos de alimentos para garantir uma refeição equilibrada. “As saladas sozinhas não são recomendadas como única fonte de nutrientes em uma refeição. Elas devem servir de complemento para as outras fontes de carboidratos e proteínas que fazem parte de uma refeição balanceada. As folhas verdes e outros vegetais têm algumas qualidades que as tornam importantes em dietas de emagrecimento: são pobres em calorias e podem ser consumidas em quantidades suficientes para saciar o apetite e são ricas em fibras, o que contribui para o funcionamento intestinal”, conta Juliana.

Consultoria Carolina Marques, nutricionista; Juliana Castelli, nutricionista