Connect with us

O que você está procurando?

Segundo estudo recente, se as pessoas diminuíssem a quantidade de sal as chances de morrerem cairia muito. Veja mais sobre essa pesquisa e substitua o sal!
- Foto: IStock/Getty Images.com

Sal: segundo pesquisa, consumi-lo menos aumenta a expectativa de vida

Segundo estudo recente, se as pessoas diminuíssem a quantidade de sal as chances de morrerem cairia muito. Veja mais sobre essa pesquisa e substitua o sal!

Não pode faltar sal na sua comida ou naquela pipoquinha? Então fique atento, porque segundo uma pesquisa publicada na revista médica britânica The British Medical Journal, diminuir 10% do consumo de sal pode salvar vidas, já que ele aumenta os riscos de hipertensão e de doenças cardiovasculares. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria das pessoas consomem mais do que o recomendado: 2 gramas de sal por dia, no máximo. A maior quantidade de sal está nos alimentos industrializados. A seguir, saiba mais sobre o assunto e previna-se!

 

sal

Foto: IStock/Getty Images.com

 

Apesar de poucos países até agora terem adotado políticas públicas para tentar diminuir o consumo de sal, pesquisadores, atuando conjuntamente com a indústria alimentícia, avaliaram o impacto de estratégias públicas de prevenção em 183 países. E concluíram que investir o equivalente a apenas 10 centavos de dólar por pessoa (cerca de R$ 0,32), contribuiria grandemente para frear a mortalidade. Segundo o estudo, uma alimentação menos salgada durante um período 10 anos evitaria uma perda anual equivalente a 5,8 milhões de anos de boa saúde. O custo dos anos ganhos seria equivalente ao que se gasta atualmente em remédios para tratamento de doenças cardiovasculares, apontam os pesquisadores.

Como evitar?

Quem já está com hipertensão, precisa rever a alimentação imediatamente, seguindo as recomendações médicas, que certamente incluirão redução no consumo de sódio. Pode parecer simples, mas adotar novos hábitos alimentares não é fácil. É preciso reeducar um dos sentidos mais individuais do ser humano: o paladar.

Reduza

Diminua a quantidade de sal usada para elaborar pratos. Exemplo: se costuma colocar uma colher (café) de sal no arroz, passe a usar 2/3 por algum tempo e depois 1/2 colher, até conseguir consumi-lo com uma quantidade mínima.

 

Alho, dentes de alho, rodelas de alho

Foto Shutterstock.com

Utilize ervas e temperos à vontade

Como alho com cebola, ervas finas, manjericão, salsinha, cebolinha, vinagrete, limão, hortelã, coentro, orégano, pimenta-do-reino, sálvia, alecrim, gengibre, etc. Isso ajuda a compensar a perda de sabor em função da redução do sal. O paladar é adaptável à quantidade de sal, por isso, ao diminuir seu uso no preparo da comida, retire o saleiro da mesa; em pouco tempo você perceberá que o que antes era normal, logo se tornará salgado. 

 

Leia também: 

 

Advertisement

Estilo de vida

Modificar a alimentação nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, listamos 3 dicas especiais que vão ajudar no processo de reeducação alimentar!

Estilo de vida

Quer se manter longe dos problemas do coração? Então deixe o estresse sob controle. Confira como ele pode influenciar um infarto e como evitá-lo

Estilo de vida

Triptofano, tirosina, ácido fólico, selênio, zinco, vitamina C... Conheça alguns nutrientes que ajudam no bom funcionamento do cérebro

Estilo de vida

Você sabia que alimentos torrados podem trazer alguns riscos para a saúde? Não? Então confira o que diz um estudo recente feito na Inglaterra.

Estilo de vida

A batata-doce é um alimento que merece estar no cardápio diário. Pensando nisso, selecionamos três receitas supersaudáveis e práticas!

Estilo de vida

Recomendado apenas sob prescrição médica, o uso de remédios contra a ansiedade pode ser eficaz, mas pode trazer alguns efeitos colaterais

Estilo de vida

Refrigerante sem açúcar não é necessariamente suficiente para ajudar no processo de emagrecimento. Entenda o que diz estudo sobre o assunto!

Estilo de vida

Além da maciez, da textura e da cor incrível, o tomate conta com nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo. Confira!