Saiba sobre a importância de fazer o autoexame da tireoide!

Diferente dos sempre comentados autoexames para a detecção do câncer de mama, o cuidado com a tireoide, também por meio do autoexame

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 20:26
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segundo uma enquete realizada pelo site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a maioria das pessoas não conhece ou não faz esse autoexame da tireoide. A pesquisa online mostra que 40,8% dos internautas afirmaram que não fazem o exame, 35,6% disseram nunca ter ouvido falar dele e apenas 23,6% conhecem e o fazem.

Problemas nessa glândula podem fazer com que ela produza hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente, causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Outro problema relacionado à tireoide são os nódulos tireoidianos, caroços que aparecem na glândula, e que, em cerca de 5% dos casos, podem representar câncer. A importância do autoexame surge porque eles são capazes de ser detectadosapalpando a região do pescoço.

autoexame da tireoide

Foto: Shutterstock Images

Autoexame da tireoide: conheça!

O que é?A tireoide é uma glândula em forma de borboleta que está localizada logo abaixo do pomo de adão, o popular gogó. Mesmo sendo pequena, ela é importante para o bom funcionamento de vários órgãos – como coração, fígado, rins e ovários – além de produzir os hormônios denominados T3 e T4, combustíveis das células do organismo.

O que procurar? Um ou mais caroços (nódulos); Saliências; Assimetria entre o lado direito e esquerdo do pescoço.

O que fazer?Após fazer o autoexame e procurar um médico, o tratamento vai variar de acordo com o tamanho do nódulo e se ele está produzindo muito hormônio ou não. Assim, quando o endocrinologista indicar, é feita uma pequena retirada de células do nódulo, através de uma punção. Isso vai ajudar os médicos a orientar seus pacientes sobre o tratamento correto

como fazer o autoexame da tireoide

Imagem: Editora Alto Astral Ilustração: Caroline Gomes

Saiba mais: 

Alimentos que estimulam a tireoide

Quando operar a tireoide, você sabe?

Dieta pró-tireoide

Fonte www.endocrino.org.br

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.