Connect with us

O que você está procurando?

Durante a gravidez, os exames do pré-natal são importantes para avaliar a saúde da mãe e do bebê até o parto. Saiba mais!
- FOTO: Shutterstock.com

Saiba quais são os exames do pré-natal

Durante a gravidez, os exames do pré-natal são importantes para avaliar a saúde da mãe e do bebê até o parto. Saiba mais!

Durante a gestação, prepare-se para passar por uma série de procedimentos que vão ajudar a acompanhar o bom desenvolvimento do seu bebê. Geralmente realizado pelo médico obstetra, os exames do pré-natal são importantes para avaliar a saúde da mãe e do bebê até que o parto ocorra. Conheça os exames necessários a cada trimestre da gravidez!

mulher-gravida-feliz-com-a-mao-na-barriga-deitada

FOTO: Shutterstock.com

1 – 3 meses de gestação

Ultrassonografia
Neste período, a ultrassonografia é feita para descartar um aborto espontâneo ou descartar a gravidez ectópica (quando o embrião se desenvolve fora do útero). É indispensável, pois é por meio dela que o médico pode definir não só o sexo do bebê, mas também se existem malformações ou alterações genéticas. Além disso, o médico pode, com uma ultrassonografia, determinar a idade gestacional, por exemplo.

3 – 6 meses de gestação

Translucência nucal (TN)
É uma ultrassonografia abdominal, feita entre a 11º e 14º semana, e que examina a nuca do bebê para checar as pregas que indicam Síndrome de Down. É considerado um exame simples e não invasivo, portanto, não oferece nenhum risco.

Ultrassom morfológico

Indicado a partir da 20º semana. Ele mede o tamanho dos ossos do feto, além de checar a formação do cérebro e outros órgãos. Quando há suspeita de alguma anomalia, confirma se o diagnóstico com o ultrassom 3D ou 4D, que fornecem detalhes nítidos.

6 – 9 meses de gestação

O médico pode pedir um ultrassom para determinar a causa de sangramentos vaginais, acompanhar o crescimento do bebê, verificar o líquido amniótico e a posição do bebê e da placenta.

Dopplervelocimetria (a partir da 26º semana)

Avalia a circulação do sangue materno da placenta e desta para o bebê. É indicado para mães hipertensas ou por alguma doença que impede o bom funcionamento da placenta.

Cardiotocografia (depois da 30º semana)
Confere oscilações na frequência cardíaca do feto para saber se ele está bem. Na reta final da gravidez, é o exame utilizado para observar a regularidade das contrações uterinas, que provoca aceleração dos batimentos cardíacos no bebê.

Veja também
Check-up: principais exames para cada idade
Enjoo na gravidez: o que fazer?
Gestação: soluções para 5 problemas muito comuns nessa fase

Consultoria: Théo Lerner, ginecologista e sexólogo, especialista em ginecologia e obstetrícia, sexualidade humana e sexologia. Revisão: Michelle Albuquerque

Advertisement

Relacionamento

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão ficando intratáveis, devido a forma como os antibióticos são utilizados para combater os problemas.

Relacionamento

A menopausa é um período que vai chegar na vida de todas as mulheres. Mas você sabe como enfrentá-la com tranquilidade? Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Saiba todos os benefícios que dormir bem – desfrutando de uma noite de sono completa – traz para as atividades do cérebro

Estilo de vida

Estudo científico mostra região cerebral relacionada à ansiedade; em testes com cobaias, quadro foi revertido e pode trazer avanços no tratamento.

Estilo de vida

Quando o distúrbio de ansiedade começa a trazer muitos prejuízos à mente, o uso de remédios com acompanhamento profissional pode ser a melhor saída

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade necessita de tratamento, seja por meio das terapias ou de medicamentos. Veja como cada um atua no combate às crises ansiosas.

Estilo de vida

Para se tornar um doador de medula óssea, é simples! Basta procurar um hemocentro próximo à sua casa e fazer seu cadastro. A doação salva vidas!

Estilo de vida

As crianças precisam dormir cedo para garantir a qualidade do sono, favorecer o processo de crescimento e melhorar o desempenho escolar.