ESTILO DE VIDA

Saiba mais sobre os cuidados especiais e a vacinação de seu cãozinho

Os filhotinhos nascem sem qualquer tipo de proteção imunológica, então fique atenta com a vacinação do seu animalzinho e o mantenha protegido

None
FOTO: Reprodução/Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 17:46
Atualizado às 15:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os filhotinhos nascem sem qualquer tipo de proteção imunológica e, para ficarem seguros, a natureza se encarregou de oferecer a eles alguns anticorpos protetores através de um leite especial conhecido como colostro materno. Eles recebem esse leite durante as primeiras 48 horas de vida e a proteção, em alguns casos, pode durar até os quatro meses.

vacinacao cão

FOTO: iStock

Porém, a imunidade própria do filhote precisa ser estimulada por meio de vacinas e vermifugação, que todo cachorrinho deve receber logo nos primeiros dias após o nascimento. Mas, somente esses cuidados não bastam para manter seu pequeno saudável. É preciso manter o filhote em um ambiente limpo, seguro e afastado de outros animais doentes ou de locais onde haja propagação de parasitas.

tabela vacinação filhote de cachorro

FOTO: Renan Oliveira

NOTA IMPORTANTE: a tabela de vacinação acima é baseada em uma única região do país. No entanto, cada região varia a dosagem, a ordem e a data da aplicação dos remédios, de acordo com as características de cada ambiente. Somente um veterinário local é quem pode definir corretamente a data e a vacina certa a ser aplicada no seu filhote.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Ana Beatriz Garcia