Chás: saiba como comprar e preparar de forma correta

Entenda como escolher o melhor tipo de chá para sua necessidade e descubra o modo certo de prepará-lo, preservando seus efeitos.

None
FOTO: Istock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 13:21
Atualizado às 11:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É difícil não se render à praticidade dos chás em sachês, que só precisam ser mergulhados na xícara. No entanto, esses produtos podem ter perdido grande parte dos compostos bioativos das ervas, além de possuírem outras substâncias, como os conservantes. Para que os efeitos benéficos sejam garantidos, o recomendado é adquirir as plantas naturais, sem qualquer mistura, e em locais especializados. Sigas as dicas e saiba como comprar chás de qualidade!

xícara de chá com hortelá

FOTO: Istock

Chás no mercado

É comum haver produtos sem qualidade à venda no mercado. O ideal é que toda planta esteja acondicionada numa embalagem, sem estar diretamente exposta ao ar, com nome botânico da espécie e parte utilizada (raiz, caule, folha). Comprar a granel, então, não é o ideal. “Por estarem expostas, podem ter poluição, fungos e outros micro-organismos. As vendidas nas ruas podem ser ainda mais prejudiciais à saúde”, alerta André Resende, fitoterapeuta e naturopata.

Lojas especializadas

Procure em lojas especializadas, cheque as informações do fornecedor e tire as dúvidas com o vendedor, que também deve ser um profissional especializado. “O aspecto da planta deve ser bom e ela precisa estar seca. Plantas só podem ser oferecidas frescas em situações muito especiais. O odor deve ser característico e o ideal é que o consumidor vá conhecendo os aromas das plantas que costuma usar. Se estiver com cheiro de mofo, por exemplo, não deve ser utilizada. O ideal é escolher fornecedores que demonstrem responsabilidade e preocupação com a qualidade do que vendem”, orienta Alex Botsaris, clínico geral especialista em plantas medicinais.

Preparo ideal

As panelas de metal, como as de alumínio, podem interferir nas propriedades das ervas. Assim, as melhores opções para ferver a água são os utensílios de vidro, esmaltados ou com cobertura de teflon, que não transferem partículas do material para a água. A forma tradicional de preparo do chá é chamada de infusão e consiste em despejar a água fervente no recipiente com a erva, tampar e aguardar de 5 a 10 minutos antes de coar e ingerir. Prepare apenas a quantidade a ser consumida imediatamente ou no dia, para preservar as propriedades da planta.

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.