ESTILO DE VIDA

Rotina alimentar: confira dicas de como melhorar seu cardápio

Você busca mais qualidade de vida? Comece mudando a alimentação para um cardápio mais saudável. Confira dicas de como fazer essa mudança!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 19:38
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Troque a ingestão de salgadinhos, doces e massas por uma alimentação saudável, contendo alimentos integrais, legumes, folhas e todos os grupos alimentares que o organismo necessita.

rotina

Foto Shutterstock.com

O ideal é fracionar a alimentação: o nutrólogo Hewdy Lobo Ribeiro indica, no mínimo, 5 ao longo do dia – café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. E cada um tem suas particularidades, por isso, um nutricionista deve ser consultado na hora de montar o cardápio.

“Não adianta querer que alguém que não tem frigobar no ambiente de trabalho coma frios entre as refeições, ou que a pessoa que tem cargo executivo, trabalhando 16 horas por dia, prepare os próprios alimentos”, explica.

Dieta X Reeducação alimentar

Na dieta a pessoa se restringe à alguns alimentos, enquanto na reeducação alimentar tudo está liberado, pois o recomendado é comer todos os grupos alimentares. Essa restrição da dieta, pode até trazer alguns danos para a saúde, pois pode faltar alguns nutrientes essenciais. A maior diferenças entre ambas: após o fim do regime a pessoa volta a comer como antes e consequentemente tudo que emagreceu volta mais rápido. Já na reeducação, o novo cardápio se torna um hábito e assim manter o peso não será um problema.

Siga sua intuição

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, constatou que quem acredita que mudanças na alimentação emagrece mais que a prática de exercícios físicos terá mais facilidade em manter o foco na reeducação alimentar; já para quem desconfia que a prática de exercícios ajuda a perder peso mais fácil, conseguirá manter a regularidade na prática de atividades físicas.

Quem deseja iniciar uma reeducação, pode seguir as dicas elaboradas pela nutricionista Paula dos Santos Ribeiro:

  • Consuma o queijo do tipo cottage, que é mais magro;
  • Troque o leite integral pelo desnatado;
  • Evite adicionar achocolatados ao leite. Prefira canela em pó ou cacau;
  • Acrescente chás entre as refeições, mas não adicione açúcar.

Saiba mais: 

Reeducação alimentar não significa fazer dieta

Hábitos diários para retardar o envelhecimento precoce

Confira alguns mitos e verdades sobre hábitos alimentares

Consultoria Hewdy Lobo Ribeiro, nutrólogo