Connect with us

O que você está procurando?

Muitas vezes silenciosa, os riscos da cirrose são inúmeros, chegando a causar até perda total das funções do fígado. Conheça suas principais causas e sintomas e previna-se!
- Os riscos da cirrose vão desde insuficiência do fígado até pausa de todas as suas funções. FOTO: iSotck.com/Getty Images

Riscos da cirrose: por que essa doença pode ser perigosa?

Muitas vezes silenciosa, os riscos da cirrose são inúmeros, chegando a causar até perda total das funções do fígado. Conheça suas principais causas e sintomas e previna-se!

Presente mais em homens acima dos 45 anos, mas que também acomete mulheres, a cirrose é uma doença crônica do fígado que altera as funções de suas células. Além disso, ocorre a fibrose, transformação do tecido original em tecido com um aumento de fibras. Há, então, a formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea no fígado. Essa doença faz com que o órgão produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem, parando de desempenhas suas funções, normais. E os riscos da cirrose não param por aí, conheça-os abaixo!

Fique ligado!

Além de causar insuficiência do fígado, ela também pode causar hipertensão do “sistema porta” (sistema que transporta o sangue dos órgãos abdominais para o fígado) com formação de varizes no esôfago e risco de sangramento digestivo. O órgão para de: produzir bile (um agente emulsificador de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos. É considerada uma doença terminal do órgão e pode resultar em diversas doenças diferentes, levando a complicações decorrentes da destruição de suas células, também da alteração da sua estrutura e do processo inflamatório crônico.

Perigo por perto

Riscos da cirrose: parar de produzir bile

Ingestão de álcool em excesso é um das causas da cirrose. FOTO: Shutterstock.com

A ingestão abusiva de álcool aumentou bastante o número de portadores da doença nos últimos anos, mas essa não é a única forma de desenvolvê-la. Na verdade, a cirrose pode ter muitas causas, como: problemas hereditários, que podem causar a doença em crianças, pelo vírus das hepatites B e C, por uso de determinados medicamentos e pela hepatite autoimune. Com poucos sintomas específicos, a cirrose costuma ser silenciosa, manifestando-se apenas em estágio já avançado. Os principais são: náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo e inchaço (principalmente nas pernas).

Com a cirrose não se brinca

Em casos mais avançados pode ocorrer a encefalopatia hepática (síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado). No entanto, durante muito tempo a doença pode evoluir sem causar sintomas. Ela é irreversível e pode ser fatal! Portanto, em caso de qualquer sinal, procure um médico! Segundo o Dr. Drauzio Varella, a primeira coisa a fazer diante do diagnóstico de cirrose é eliminar o agente agressor, no caso de álcool e drogas, ou combater o vírus da hepatite e para casos mais graves, o transplante de fígado pode ser a única solução para a cura definitiva da doença.

 

Texto: Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Com a guarda compartilhada, o tempo de convívio com os pais é equilibrado e decidido com base nos interesses e no bem-estar dos filhos!

Famosos

O ator Emílio Dantas sofreu um acidente de carro nas ruas de Salvador durante as filmagens da nova novela das nove, "Segundo Sol".

Famosos

Sandra Annenberg é uma profissional exemplar. Atuando há mais de 22 anos na emissora Rede Globo, a jornalista conversou com a Guia da Tevê sobre sua carreira e seu programa "Como Será?". Confira o bate papo!

Geral

O tweed foi sucesso nos 50 e agora aparece repaginado, possibilitando inúmeras novas combinações. Confira 13 looks modernos com o material para você se inspirar.

Geral

Brilho, botas, jaqueta oversized... As principais tendências de 2018 da moda também estão presentes nos looks para balada!

Geral

Não é preciso sofrer e nem esperar o inverno chegar para usar botinha sem salto. Confira 12 looks incríveis e inspire-se.

Geral

As botas sempre são uns dos sapatos mais procurados no inverno pelas mulheres. As tendências de botas no inverno 2018 vão de coloridas até nude, agradando todos os gostos!

Geral

Tendências do inverno passado, as botas com glitter voltaram com tudo no outono-inverno 2018. Confira alguns looks e dicas de como arrasar com elas no dia a dia ou em festas!