Connect with us

O que você está procurando?

Você conhece quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde? Leia a seguir quais são alguns dos problemas causados por eles e previna-se!
- Foto: Shutterstock

Veja quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde

Você conhece quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde? Leia a seguir quais são alguns dos problemas causados por eles e previna-se!

Quando pensamos em uma alimentação balanceada e de qualidade, o que vem à cabeça é um prato com diferentes cores, proteínas saudáveis, vegetais e legumes frescos. Ter uma rotina alimentar como essa é um grande diferencial na vida de quem presa pela boa saúde. Porém, para uma coisa é necessário atenção: os agrotóxicos. Isso porque muitas verduras e legumes possuem excesso dessas substâncias em sua superfície, decorrentes do modo de produção brasileiro. Veja alguns dos riscos dos agrotóxicos para a saúde e saiba como se prevenir dos danos causados por eles.

Riscos dos agrotóxicos para a saúde

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos e um terço dos alimentos comumente consumidos pelos brasileiros está contaminado de agrotóxicos. Relatórios do Instituto Nacional de Câncer (Inca) associam a ocorrência de câncer ao aumento do uso desses produtos, principalmente na sua aplicação e exposição. Ou seja, quem trabalha manuseando essas substâncias na lavoura é alvo em potencial.

Como escolher os alimentos?

Na hora de escolher o que irá levar para a casa, é necessário atenção. A procedência desses vegetais orgânicos deve ser levada em consideração, já que esses alimentos podem estar contaminados por fungos, bactérias, protozoários – como é o caso da cisticercose, também conhecida por teníase. No mercado, o consumidor pode identificar os produtos orgânicos por meio do selo federal Sisorg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica).

Veja quais são os riscos dos agrotóxicos para a saúde

Foto: Shutterstock

Alimentos mais contaminados por agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com os alimentos mais contaminados: pimentão, morango, pepino, alface e cenoura lideram o ranking. O melhor a se fazer é trocar esses alimentos por suas versões orgânicas. Já outros alimentos não contêm quantidades significativas de agrotóxicos e podem ser consumidos, desde que bem higienizados: batata, cebola, manga, repolho e feijão são alguns deles.

Hora de lavar!

Higienizar os alimentos contribui para a retirada de parte dos agrotóxicos. Eles devem ser deixados de molho em uma mistura com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para cada litro de água, de 30 minutos a 1 hora. Lave-os em água corrente e coloque-os novamente de molho, dessa vez em uma mistura com 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, para eliminar os micro-organismos. Depois, é só passar novamente pela água corrente.

 

Consultoria: Adriana Bassoul, nutricionista do Sítio do Moinho

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Descubra quais são os sintomas da meningite, as causas da doença e os tratamentos mais indicados para os portadores da enfermidade

Estilo de vida

As pedras no rim causam uma dor que é comparada à dor do parto. Mas sabia que ela pode ser amenizada a partir dos tradicionais remédios caseiros da vovó?

Estilo de vida

Veja abaixo alguns alimentos que favorecem o cérebro do bebê e contribuem para um crescimento muito mais saudável dos pequenos!

Estilo de vida

Quem nunca tomou um remédio sem prescrição médica quando surgiu aquela dorzinha de cabeça? Veja quais são os perigos de se automedicar!

Estilo de vida

Colocar areia no prato da planta, tampar a caixa d´água e fechar bem a lata do lixo são exemplos de como acabar com o mosquito da dengue

Estilo de vida

Olhando a descrição, é difícil acreditar que o Aedes Aegypti, a princípio inofensivo, possa causar tantos estragos como a dengue e chikungunya. Saiba mais

Estilo de vida

Desde que aderiu a Dieta da NASA, também conhecida como Dieta Pronokal®, o irmão de Zezé perdeu 35kg. Saiba todos os detalhes sobre esse método!

Estilo de vida

Você sabe como prevenir a gastrite? Evitar o consumo exagerado de gorduras e mastigar bem os alimentos estão entre as principais dicas para evitar a doença