Connect with us

O que você está procurando?

O desenvolvimento do alcoolismo em idosos representa um grande risco para essa idade. Entenda como identificar e lidar com o problema
- Foto: Shutterstock.com

Saiba os perigos do alcoolismo em idosos

O desenvolvimento do alcoolismo em idosos representa um grande risco para essa idade. Entenda como identificar e lidar com o problema

Como explica Arthur Guerra de Andrade, médico psiquiatra especialista em dependência química e presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), mas foi suficiente para gerar um alerta. “Um número significativo de idosos faz o uso nocivo dessa substância e, conforme a idade avança, a tolerância do corpo ao álcool diminui, o que pode desenvolver transtornos”, afirmou. A seguir, confira mais informações sobre o desenvolvimento do alcoolismo em idosos

Consumo de risco

“Para pessoas saudáveis com 65 anos ou mais, a recomendação é que não bebam mais que 3 doses por dia nem ultrapassem 7 doses por semana”, diz Andrade. Além de ser o causador de mais de 60 tipos de doenças, entre físicas e psicológicas, o efeito do alcoolismo em idosos não para por aí. Nesse grupo, ele ainda agrava problemas de saúde como diabetes e pressão alta, expõe a quedas e lesões e pode alterar a ação de medicamentos.

O que fazer?

Quando o álcool começa a influenciar negativamente a saúde física, as relações pessoais, o trabalho ou a rotina, é hora de procurar ajuda. A família, por sua vez, é uma peça-chave, tanto na prevenção quanto no tratamento.

“Não são poucas as vezes em que o tratamento inicia-se pela família, porque o usuário não aceita seu problema ou está desmotivado”, fala o especialista. Além disso, as pessoas próximas ajudam na superação de dificuldades e na identificação de mudanças no paciente, que podem significar recaídas.

São vários os tratamentos disponíveis e cabe ao idoso e a uma equipe médica definir qual será o mais apropriado. Os mais comuns são tratamentos médico e psicológico, grupos de autoajuda (como o Alcoólicos Anônimos) e comunidades terapêuticas.

Quando é exagero?

Bebedores pesados são aqueles que consomem mais de 7 doses por semana, enquanto os bebedores pesados episódicos ingerem mais de 3 doses em uma única ocasião. Ambos estão no grupo de risco. Uma dose equivale de 10g a 12g de etanol (álcool) puro. Isso é igual a uma latinha de cerveja, 30ml de destilados ou uma taça (100ml) de vinho.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Carolina Vieira/colaboradora – Edição: Giovane Rocha

Consultoria: Arthur Guerra de Andrade, médico psiquiatra especialista em dependência química e presidente executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA)

Advertisement

Estilo de vida

De acordo com uma pesquisa australiana, o consumo de álcool na gestação pode ser responsável por gerar leves alterações no rosto do bebê

Estilo de vida

Quando faz calor demais, suamos bastante e ficamos com a pele mais seca. Mas e os órgãos internos? Confira dicas para evitar a desidratação no corpo todo!

Estilo de vida

O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é tido como um problema que atinge apenas crianças. Mas não é! Adultos também podem sofrer!

Estilo de vida

Entre tantos remédios naturais para emagrecer estão as conhecidas ervas medicinais! Além de acabar com o mal-estar, sabia que elas podem mudar o seu visual?

Moda & Beleza

A atriz Bianca Rinaldi gosta de se vestir com elegância! Isso é o que se pode ver nos looks que ela posta em sua rede social. Confira!

Estilo de vida

Cerca de 70% dos pacientes readquirem 100% da visão após a cirurgia de correção de grau. A maioria volta a dirigir sem a necessidade de óculos.

Moda & Beleza

Na hora de escolher o batom perfeito, considere suas características. Dependendo do perfil, o efeito desejado pode não sair. Confira dicas para não errar!

Moda & Beleza

Você é camaleoa e gosta de mudar de estilo de acordo com a moda? Aposte na bolsa em tom pastel para um look mais delicado e elegante