ESTILO DE VIDA

Reumatismo: 5 perguntas e respostas sobre o tema

Tendinite, bursite, fibromialgia e artrite costumam causar, além de incômodos intensos, muitas dúvidas. A seguir, confira 5 respostas sobre reumatismo.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 19:41
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Doenças reumáticas, como tendinite, bursite, fibromialgia e artrite costumam causar, além de incômodos intensos, muitas dúvidas. A seguir, confira 5 respostas sobre o tema.

Raio- x do Joelho e artrite

Foto iStock.com/Getty Images

1. O reumatismo só aparece em pessoas velhas?

Mito. O termo reumatismo contempla mais de 100 doenças. Sendo assim, enquanto pessoas idosas são as mais afetadas por artrose ou osteoartrite, crianças e jovens podem sofrer com alguns tipos de artrites.

2. Climas mais frios acentuam a dor do reumatismo?

Verdade. “O principal sintoma do reumatismo é a dor prolongada, que sensibiliza os nervos e provoca distúrbios da condução dos estímulos elétricos, fazendo com que a pessoa tenha mais dificuldade em regular a temperatura das áreas mais periféricas do corpo, como as pernas e as mãos”, salienta o reumatologista José Ribamar Moreno.

3. Portadoras de doenças reumáticas não podem fazer exercícios físicos?

Mito. As atividades físicas podem (e devem) ser feitas por quem sofre da doença. Entretanto, é necessário realizar o acompanhamento com o médico e o fisioterapeuta, para que eles indiquem os exercícios específicos para cada doença.

Saiba mais:

Lúpus: conheça os principais sintomas e tratamento da doença

Dor nas juntas: 5 alimentos anti-inflamatórios para combatê-la

5 problemas comuns que afetam os pés dos corredores!

4. É possível prevenir o reumatismo?

Verdade. Manter uma alimentação saudável, com nutrientes ricos em cálcio, praticar atividades físicas e evitar os maus hábitos, como fumar e consumir bebidas alcoólicas, podem prevenir os distúrbios reumáticos. No entanto, existem alguns casos em que o problema é genético.

5. A artrite reumatoide é uma doença que gera incapacidade?

Mito. A doença pode se tornar incapacitante, se for diagnosticada quando já está avançada. Do contrário, o tratamento efetivo com medicamentos e fisioterapia tende a evitar que isso aconteça.

Consultoria José Ribamar Moreno, reumatologista