Retenção de líquidos: ela pode ser a culpada pelos seus quilinhos a mais

A retenção de líquidos é silenciosa e muita gente não sabe, mas ela pode ser a culpada pelos quilinhos a mais na balança.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 12:41
Atualizado às 12:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já acordou com a sensação de estar mais pesada de um dia para o outro? Sentindo tudo mais apertado: roupas, sapatos e até as pulseiras e os anéis? Saiba que isso pode não ter nada a ver com as calorias consumidas nos últimos dias, e sim com hábitos que você vem tendo há muito tempo. Conversamos com profissionais da saúde para saber porque a retenção de líquidos acontece, principalmente com as mulheres. Confira!

Mulher com os pés na balança

FOTO: Shutterstock

Causas

Ser mulher já é um fator que agrava a retenção de líquidos. Alterações hormonais, roupas justas, sapato de salto alto, alimentação rica em sódio e alimentos industrializados, problemas renais, falta de água e de atividades físicas são hábitos que contribuem para o inchaço.

Perda de Peso x Perda de líquidos

Quando perdemos peso, perdemos gordura e em alguns casos até massa magra. Nesse caso, é comum desinchar. “A mulher sente que desinchou, mas isso é devido à retirada dos excessos na alimentação, principalmente o carboidrato”, explica a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria.

Exercícios físicos

O personal trainer Marcos Paulo Rosmaninho indica exercícios aeróbios, pois eles ajudam o sistema linfático a funcionar e melhoram a circulação sanguínea, principalmente dos membros inferiores. Se você fica muito tempo sentada, ou de pé com salto alto, faça um alongamento de 15 minutos a cada 1 hora. É importante também tomar água durante os exercícios, cerca de 150 a 250ml a cada 15 minutos, se a atividade física for de leve a moderada. A hidratação é essencial durante os exercícios porque perdemos líquido no suor, mas isso não significa que seja bom. O peso na balança chega a mudar porque a perda de água pode ser de até 1kg, mas essa água deve ser reposta, pois pode causar sérios danos ao organismo. Tudo depende do metabolismo de cada um. O indicado é seguir a orientação do instrutor.

Hábitos alimentares

Evite alimentos com muito sódio, embutidos como salame, presunto, salsicha e queijos amarelados. Com o tempo, o excesso de sal pode prejudicar os rins e comprometer a drenagem do sangue no corpo.

FONTE: Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição; Marcos Paulo Rosmaninho, personal trainer

LEIA MAIS

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.