Connect with us

O que você está procurando?

A ressonância magnética é a principal ferramenta paraclínica para o diagnóstico da esclerose múltipla, permitindo o monitoramento da doença
- Foto Reprodução

Ressonância magnética é essencial no diagnóstico da esclerose múltipla

A ressonância magnética é a principal ferramenta paraclínica para o diagnóstico da esclerose múltipla, permitindo o monitoramento da doença

Quando se fala em esclerose, logo se pensa em doença da terceira idade. Mas, na verdade, a esclerose múltipla é definida como uma doença inflamatória crônica que compromete o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e não tem cura, mas pode ser controlada por meio de um diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar adequado.

Atualmente, o problema atinge mais de 35 mil brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), em sua maioria mulheres jovens de 20 a 40 anos.  De acordo com o neurorradiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Thiago Scoppetta, os sintomas da esclerose múltipla são variados. “Pode incluir fadiga, vertigem, dificuldade para andar, problemas visuais, dormência e fraqueza na face, corpo ou extremidades”.

 

medicos exame ressonancia magnetica esclereso multipla

Foto Reprodução

 

Diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla

O médico ainda afirma que por meio do diagnóstico precoce e de um acompanhamento rigoroso é possível atenuar os sintomas e desacelerar a progressão da doença. “A ressonância magnética é a principal ferramenta paraclínica para o diagnóstico da esclerose múltipla, permitindo documentar a disseminação das lesões causadas no sistema nervoso central. Além disso, no primeiro exame, o estudo da medula espinhal também pode fornecer informações diagnósticas e prognósticas valiosas”, afirma.

A ressonância magnética também é fundamental no monitoramento terapêutico da enfermidade, fornecendo informações objetivas da sua atividade e progressão, além de investigar eventuais complicações relacionadas ao tratamento. O exame é capaz de detectar lesões silenciosas em pacientes que ainda não manifestaram os sintomas da doença. Em alguns casos, pessoas com esclerose múltipla que não realizam o tratamento correto podem desenvolver espasmos musculares e fraqueza crônica, paralisia, problemas na bexiga, esquecimento e dificuldade de concentração, depressão e epilepsia.

Ainda de acordo com o neurorradiologista, a ressonância magnética tem um papel fundamental e bem definido no diagnóstico e acompanhamento de inúmeras outras doenças que acometem o sistema nervoso central, como epilepsia, neoplasias, doenças neurodegenerativas e cerebrovasculares, bem como demais condições inflamatórias e infecciosas.

 

Consultoria  Thiago Scoppetta, neurorradiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Quer ter a saúde da pele e da visão em dia? Então pode contar com a ajuda dos alimentos e em especial da cenoura. Confira as qualidades desse legume!

Estilo de vida

Os antioxidantes são alimentos essenciais para quem quer manter uma alimentação rica em saúde.Confira alguns grupos alimentares que são excelentes!

Estilo de vida

Se não for mantido sob controle, estresse pode gerar diversos problemas no corpo. Veja como ele pode afetar o corpo e a mente

Estilo de vida

Saiba mais sobre a cólica em recém-nascidos, distúrbio que acomete boa parte dos bebês antes dos 3 meses e pode ser gerado pela alimentação da mãe lactante

Estilo de vida

Segundo estudo recente os diabéticos se preocupam pouco com a saúde dos olhos. Confira a seguir, a doença ocular que pode se desenvolver com esse descuido!

Estilo de vida

A pílula anticoncepcional regula seu ciclo menstrual, previne uma gravidez indesejada e ainda ajuda você a enfrentar “aqueles dias”!

Estilo de vida

Se você adora bordar e gasta muito do seu tempo nessa linda atividade, anote algumas dicas sobre postura, iluminação e conforto essenciais para essa hora.

Estilo de vida

O pimentão é rico em vitaminas A, C, E, antioxidantes e possui ação anti-inflamatória! Conheça mais sobre esse vegetal e invista em seu sabor!