3 respostas sobre o processo de emagrecimento

Quem está disposto a emagrecer precisa fugir de várias armadilhas. Diferencie o que é pura lenda ou fato no temido processo de emagrecimento.

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FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 15:11
Atualizado às 11:51

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Não existe solução mágica. Para atingir o peso ideal, seguir uma alimentação balanceada e fazer exercícios é o melhor negócio. Porém, quem está disposto a emagrecer precisa fugir de várias armadilhas para não prejudicar todo o esforço. Diferencie o que é pura lenda ou fato no temido processo de emagrecimento. 

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FOTO: iStock e Getty Images

1. Suar emagrece?

Muitas pessoas acreditam que quanto mais transpiram, mais garantida é a perda de peso. O suor não tem nenhuma ligação com o emagrecimento, pois só se perde água e sais minerais. “É um grande erro pensar que diminuindo a quantidade de água corporal posso estar emagrecendo”, explica o educador físico Mário Pozzi.

Quando se fala que uma pessoa perdeu, por exemplo, 3kg durante uma competição, na verdade, o que eliminou foi meramente água e sais minerais, sendo resultado até de uma falta de suplementos durante a prova. A simples ingestão de água depois já faz o peso voltar ao normal. “Emagrecimento está relacionado a balanço calórico, ou seja, gastar mais calorias por dia do que se ingere. Portanto, o suor não tem nada a ver com isso”, alerta Pozzi.

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FOTO: Shutterstock

2. Homens emagrecem mais fácil que mulheres?

A famosa crença feminina é errada, já que o gasto calórico é igual para todos. No geral, o homem tem menos gordura que a mulher e mais massa muscular. “Se colocássemos homens e mulheres, com o mesmo perfil corporal, o gasto seria o mesmo. Mas as diferenças em força e em gordura podem fazer com que o homem tenha uma facilidade para perder peso”, esclarece o educador físico.

3. Praticar exercícios em jejum queima melhor a gordura?

“O jejum atrapalha (e muito!) o resultado da atividade e, consecutivamente, a perda de peso. A pessoa em jejum pode ter uma hipoglicemia, passar mal e até mesmo desmaiar”, explica o educador físico. Procure comer alguma coisa – como um lanche ou uma barra de cereal – pelo menos 2 horas antes da atividade. A alimentação é importante, até porque o organismo também gasta calorias para queimar o alimento ingerido. Quando você fica grandes períodos sem se alimentar, o gasto calórico cai.

Texto Lara Vendramini/Colaboradora

Consultoria Mário Pozzi, educador físico

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