ESTILO DE VIDA

Resiliência: a arte de cair, levantar e dar a volta por cima

Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima é o caminho mais fácil para alcançar a felicidade. Seus aliados? A resiliência e você mesmo!

None
Segundo a psicologia, resiliência é a capacidade que o individuo tem de passar por adversidades sem perder o equilíbrio. Foto: Pixabay_ rawpixel

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/08/2017 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz”, essa música do Gonzaguinha reflete uma das maiores buscas dos seres humanos: a felicidade. Em depoimento ao documentário Happy, o psicólogo Daniel Gilbert, autor do livro O Que Nos Faz Felizes, que analisa a felicidade de um modo curioso, afirma que é comum acreditarmos que vamos ficar arrasados após algo ou algum acontecimento não sair como imaginávamos.

Mas, não é bem assim! De acordo com o profissional, “as pessoas saem-se realmente bem quando as coisas correm bastante mal”. Difícil de acreditar, né? Pois é verdade: os estudos apontam cada vez mais a incrível capacidade dos seres humanos de superarem os problemas que encontram ao longo da vida e de se recuperar das quedas – mais fortes do que nunca! E isso se chama resiliência!

A senha é resiliência

O termo que melhor se aplica a esse processo de cair, mas acreditar que pode e vai conseguir dar a volta por cima é resiliência. No seu conceito original, trazido da física, significa a capacidade máxima de um corpo físico de receber pressão sobre si mesmo e se manter em seu estado normal. Ou seja, é o limite da resistência de um corpo. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Pode-se dizer que a psicologia pegou o termo emprestado e o aplicou com base no nosso dia a dia. Comumente, é possível notar que o corpo humano sofre pressões, tropeça em obstáculos e se depara com problemas.

O psicólogo Reinaldo Renzi explica que “a resiliência é a capacidade psicológica que o individuo tem de passar por adversidades sem perder o equilíbrio. Isso só é realmente possível quando o indivíduo amplifica sua percepção de si e da vida, é a alquimia que transforma a adversidade em crescimento”.

Essa energia que tiramos para superar as instabilidades e colocar tudo nos eixos novamente exige certa autoconsciência: devemos saber que problemas não são bons, é claro, mas também não são de todo ruins. “Quando o individuo descobre esse potencial psíquico de transformar os impactos que a vida traz em força propulsora, ele se utiliza da experiência, a principio negativa, numa alavanca para seu crescimento pessoal”, comenta o especialista.

Use a favor

Grandes mudanças vêm inesperadamente e seu desfecho positivo está inerente à adaptação da nova realidade. As dificuldades estão aí para serem superadas e servir de aprendizado a cada um de nós. Dentro de cada pessoa existe a força da mudança da superação, basta adotar certos hábitos para avançar obstáculos e conseguir tornar sua vida incrivelmente positiva. Nenhum problema pode ser maior do que a vontade de solucioná-lo. O psicólogo Reinaldo Renzi deu seis dicas para você conseguir utilizar a resiliência a seu favor, clique nas imagens para vê-las!

LEIA TAMBÉM:

Texto: Nathália Piccoli/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha