As pedras no rim causam uma dor que é comparada à dor do parto. Mas sabia que ela pode ser amenizada a partir dos tradicionais remédios caseiros da vovó?
por Redação Alto Astral
Publicado em 26/04/2019 às 13:20
Atualizado às 17:12
De uma simples gripe, até uma dor causada por pedras no rim, sempre vamos ouvir da nossa avó a frase “nada como um bom chazinho”. E elas não estão erradas! Os chás, sucos e soluções feitas com ingredientes naturais, além de hidratarem, podem ajudar bastante a manter nossa saúde em dia! Imagine, por exemplo, a seguinte situação: sentimos uma dor aguda, na região lombar, principalmente no momento em que vamos ao banheiro. Assim caracteriza-se a cólica renal. Ela acontece quando um cálculo sai do rim, desce pelo ureter e atrapalha a passagem da urina.
Para amenizar esse problema, o ideal é manter o corpo sempre bem hidratado e moderar no consumo de sal e de açúcar. Outra medida, para ajudar no combate às pedras nos rins, é apostar nos alimentos diuréticos. “Alguns exemplos são a água, chás e sucos de frutas cítricas como limão e laranja, que são ricos em potássio, substância que ajuda a desinchar. Esses alimentos são ricos em água, favorecendo a eliminação do excesso de líquidos do organismo”, conta a nutricionista Camila Cavichioli dos Santos.
Foto: Roman Samborskyi/shutterstock
Os radicais livres aceleram o envelhecimento das células e podem desencadear doenças como o câncer. No entanto, sua formação no organismo acontece a partir do metabolismo das células, um procedimento normal. Os radicais livres são preocupantes quando estão em quantidade exagerada, podendo comprometer algumas funções do organismo. Para barrar essa produção acelerada, entram em cena os alimentos antioxidantes: entre eles a maçã.
Coloque 1 colher (sopa) de ramos frescos de quebra-pedra em uma panela. Adicione 1 litro de água filtrada e leve ao fogo até ferver. Espere amornar, coe e beba 1 xícara (chá) a cada 8 horas, 3 vezes na semana.
Junte 1 abacaxi fatiado sem casca, 1 xícara (chá) de sementes de melancia, 8 ramos de cavalinha fresca e 1 litro de água no liquidificador. Bata os ingredientes, coe e tome um litro por dia, aos poucos, até expelir as pedras.
Ferva 1 litro de água com 1 e 1/2 colher (sopa) de folhas de abacateiro. Coe, espere esfriar e beba 4 xícaras (chá) ao dia.
Em 1 copo (200ml) de água filtrada, adicione o suco de 1 limão na água filtrada. Beba 3 vezes ao dia, sem adoçar!
ATENÇÃO: dificilmente uma pedra localizada dentro do rim produz crises de cólica renal. No entanto, durante uma crise, a pessoa deve procurar atendimento especializado urgente para avaliação do caso. O tratamento feito com bebidas medicinais não substitui o auxílio de um profissional! Não prepare nenhuma das receitas caso você tenha alergia a algum ingrediente.
CONSULTORIA: Camila Cavichioli dos Santos, nutricionista.
LEIA TAMBÉM:
Leia também