Os melhores remédios caseiros para gripe: aprenda a fazer

Não há nada pior que acordar com dores de cabeça, garganta e os outros sintomas. Para evitar isso, confira as receitas de remédios caseiros para gripe.

- Previna e trate os sintomas da gripe utilizando ingredientes caseiros. | Fotomontagem: Shutterstock e Gabriel Eli

Seus sintomas mais comuns são mal estar, dores musculares, dor de cabeça, febre alta e cansaço. A doença que é causada pelo vírus influenza, pode ser transmitida pela secreção espalhada pela tosse, espirro ou mesmo pelo ar. Embora possa parecer simples, a gripe enfraquece o sistema imunológico, deixando o organismo sujeito a contrair outras doenças. O tempo de recuperação costuma ser de uma a duas semanas.

É comum confundir gripe com resfriado, mas elas são diferentes e não é difícil identificá-las: o resfriado é um processo infeccioso que pode ser desencadeado por mais de 200 tipos de vírus diferentes. Ao longo da vida, uma pessoa pode ser acometida por diversos resfriados, nenhum igual ao outro, já que após o contágio o corpo desenvolve imunidade ao vírus pelo qual foi atacado. Já o vírus que causa a gripe é específico, chamado de Influenza. Ele tem a característica de estar permanentemente em mutação ou recombinação genética.

Para combater os sintomas da gripe e do resfriado, confira na galeria combinações que vão te ajudar a combater o vírus:

Os chás também podem ser ótimos aliados para aliviar os incômodos da gripe. Confira 5 receitas para fazer em casa:

  1. Tomilho: ferva 1 xícara (240ml) de água e adicione 1 colher (chá) do tomilho fresco ou 1/2 colher (chá) do tomilho seco. Espere cinco minutos e coe o preparado. Beba em seguida. Se preferir o chá mais forte, basta aumentar a quantidade da erva.
  2. Hortelã: ferva 1 xícara (240ml) de água e adicione 1/2 xícara (240ml) da hortelã fresca ou 1 colher (sopa) da hortelã seca. Espere cinco minutos e coe o preparado. Beba em seguida. Se preferir o chá mais forte, basta aumentar a quantidade da erva.
  3. Poejo: ferva 1 xícara (240ml) de água e adicione 1/2 xícara (240ml) do poejo fresca ou 1 colher (sopa) do poejo seco. Espere cinco minutos e coe o preparado. Beba em seguida. Se preferir o chá mais forte, basta aumentar a quantidade da erva. O ideal é que se tome no máximo três xícaras de chá por dia,
  4. Eucalipto: ferva 1 xícara (240ml) de água e adicione 2 folhas frescas de eucalipto ou 1 colher (chá) para o eucalipto seco. Espere cinco minutos e coe o preparado. Beba em seguida. Se preferir o chá mais forte, basta aumentar a quantidade da erva.
  5. Erva-cidreira: ferva 1 xícara (240ml) de água e adicione 1/2 xícara (240ml) da erva fresca ou 1 colher (chá) para a erva seca. Espere cinco minutos e coe o preparado. Beba em seguida. Se preferir o chá mais forte, basta aumentar a quantidade da erva.

Fique de olho:

A medicina alternativa não substitui o tratamento convencional. Antes de fazer uso de qualquer receita proposta, procure o seu médico!

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência