Connect with us

O que você está procurando?

Estar em um relacionamento é complicado, ainda mais quando as partes não se compreendem. Saiba que a inteligência emocional pode ajudar nesse caso
- FOTO: Shutterstock Images

Relacionamento: como a inteligência emocional pode ajudar?

Estar em um relacionamento é complicado, ainda mais quando as partes não se compreendem. Saiba que a inteligência emocional pode ajudar nesse caso

Por trás da imagem carinhosa, muitos casais escondem uma batalha perpétua. Os sorrisos felizes nas fotos nem sempre significam real alegria. E, com o tempo, os defeitos da pessoa ao lado tornam-se insuportáveis. Alguns namoros, noivados e casamentos se desfazem nessas horas. Outros perduram, mas o convívio passa longe de ser satisfatório.

Então por que é tão difícil assim encontrar uma alma gêmea? Talvez porque se esteja esperando demais do outro: “Gosto de dizer que ter inteligência emocional num relacionamento é saber quem você é e quem o outro é. O maior problema, a meu ver, é o ser imaginário que criamos de nosso par”, pondera a professora, consultora e coach Dolores Affonso.

Esperamos demais do outro. Exigimos muitos e queremos que o outro seja o que sonhamos. Ou seja, aquilo que idealizamos nem sempre é a realidade e se encaixar neste perfil não é saudável para o parceiro e nem para o relacionamento”, alerta.

casal-relacionamento-inteligência-emocional

FOTO: Shutterstock Images

Valorize-se no relacionamento

Controlar as expectativas passa por entender que o outro não é o grande responsável pela sua felicidade, que deve ser autônoma no interior de cada um. Eventualmente, será preciso ceder em alguns pontos, mas isso não significa que uma das partes tenha de se anular para se adequar à outra.

“O pensamento de que ‘somos um só’ é falso! Cada pessoa é única e tem seus próprios sonhos, objetivos e maneira de pensar e é preciso respeitar isso. Amor não é quando as pessoas pensam igual ou não enfrentam atritos e conflitos, mas quando conseguimos usar nossas emoções para transformar as adversidades em crescimento e aprendizado mútuo, mesmo com ideias e desejos diferentes”, lembra Dolores.

Algumas diferenças, aliás, podem fazer muito bem ao casal quando administradas de uma maneira emocionalmente inteligente, como destaca a consultora: “É muito importante compreender que os opostos se atraem, mas a convivência é difícil. Por outro lado, ser muito parecido pode gerar uma acomodação ruim no relacionamento. Falta desafio”. Amor próprio, que não significa viver sozinho, é um belo exemplo de inteligência emocional – inclusive, na hora de reconhecer que é melhor partir para outra.

 

Saiba mais!

Inteligência emocional: dicas para estimular a sua

Inteligência emocional: filmes que abordam o tema

 

Texto e entrevista: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Dolores Affonso, professora, consultora e coach

Advertisement

Estilo de vida

São muitas as possibilidades de tratamento transpessoal. Inicialmente, o terapeuta deve ter o treinamento e uma opção teórica de trabalho a seguir

Estilo de vida

Se você sempre se questiona: "Como descobrir que meu marido está traindo?", você precisa ler esses sinais de que pode haver outra pessoa na relação

Estilo de vida

Que tal demonstrar em pequenos gestos o que sente pelo parceiro ao invés de simplesmente dizer que o ama? Separamos algumas atitudes que farão a diferença

Estilo de vida

Na quarta (21.09), uma pesquisa chocou: 1 em cada 3 pessoas acredita que a culpa do estupro é da mulher. Entenda porque esse pensamento não tá com nada!

Famosos

O ator Alexandre Borges se envolveu em um polêmica envolvendo um vídeo íntimo vazado e se pronunciou pela primeira vez. Entenda:

Estilo de vida

Fuja dos homens que não querem nada com você e encontre o parceiro ideal: veja dicas para ficar longe de homens cafajestes e seguir em frente!

Famosos

O casal mais poderoso de Hollywood está se separando após mais 10 anos de relação. Relembre momentos da história dos dois

Estilo de vida

Você recebeu uma proposta de emprego em outra cidade, mas tem um reclacionamento e não sabe o que escolher? Saiba como agir nessa situação!