Refrigerante zero: diversos malefícios para saúde!

Entenda como o refrigerante zero pode destruir sua dieta!

None
FOTO: PureStockx

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/09/2016 às 08:50
Atualizado às 12:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para quem está de dieta mas não resiste a algo doce, os refrigeranteszero, diet e light parecem boa pedidas, não é mesmo? De jeito nenhum! A nutricionista Vivian Goldberger explica que os componentes dessas bebidas são vilões do regime e avisa: “conhecidos como calorias vazias, elas não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo”.

lata de refrigerante no gelo

FOTO: PureStockx

Por que faz mal?

Esses refrigerantes zero trocam o açúcar pelo adoçante. O cérebro, entretanto, que não entende essa troca, recebe a mensagem de que algo doce está sendo ingerido e se prepara para ganhar energia. Como esse aporte não vem, começa a busca por outros alimentos altamente calóricos. É a sensação de ‘preciso de um doce urgente’. “Os adoçantes artificiais foram criados em laboratório. Dessa forma, nosso organismo não foi projetado para decifrá-los, fazendo com que essas substâncias se acumulem em nossas células e promovam inflamações constantes”, explica Vivian.

Inimigo da dieta

O refrigerante zero também potencializam o armazenamento das calorias vindas das refeições. “É que, ao sentir o sabor deles, a língua manda um sinal ao cérebro, que prepara nossas células para receber energia. Se ela não vem, tendemos a absorver mais as calorias dos alimentos que ingerimos junto com o refrigerante zero”, afirma a nutricionista.

VEJA TAMBÉM:
30% das crianças com menos de dois anos já bebem refrigerante! Saiba os perigos disso
Trocas saudáveis: confira alguns substitutos ideais para o cardápio!
Vilões da saúde: 6 alimentos que “envenenam” o organismo

Outros malefícios

Essas bebidas, tanto as light quanto as convencionais, possuem alto teor de fósforo que pode interferir na absorção do cálcio pelo organismo. Além disso, a cafeína presente na composição causa problemas de saúde em adultos e de comportamento e desenvolvimento em crianças. “Conhecidos como bebidas de calorias vazias, eles não oferecem benefícios ao nosso organismo. Não acrescentam nenhum valor nutricional à dieta e levam a uma diminuição do consumo de água e sucos naturais, que são fundamentais em uma alimentação equilibrada”, pontua.

Entenda a diferença

Diet: algum nutriente foi trocado sem implicar, necessariamente, na redução das calorias. São alimentos indicados para quem tem restrição nutricional, como os diabéticos.

Light: o alimento precisa apresentar, pelo menos, redução de 25% de determinado nutriente ou caloria.

Zero: indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente comparado a versão tradicional.