Refrigerante: os efeitos que ele causa no corpo e na saúde!

Confira os perigos que o refrigerante pode causar à saúde. Apenas 1 copo (250ml) é capaz de desencadear problemas como pressão alta e diabetes!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 13:07
Atualizado às 11:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sem valor nutricional, repleto de calorias e rico em substâncias prejudiciais como corantes e conservantes, o refrigerante causa sérios danos ao organismo. O sabor agradável e as versões light, diet e zero podem até parecer inofensivas, mas escondem alguns vilões que colocam a saúde em risco, favorecendo quadros de pressão alta, obesidade e diabetes.

Confira, no vídeo abaixo, o que 1 copo (cerca de 250ml) de refrigerante pode causar no organismo e risque essa bebida da sua vida!

Diet, light ou zero?

Diet

Para ter a denominação diet no rótulo, os produtos devem ser isentos 100% de pelo menos um dos ingredientes que constam na composição original. “No entanto, diet não é só o produto sem açúcar. Qualquer outro ingrediente pode estar 100% ausente”, explica LuanaVasconcelos, nutricionista. Atenção! Cheque a quantidade de carboidratos dos produtos, já que, em muitos, o açúcar vem com essa denominação.

Light

A palavra light foi criada para caracterizar um produto que seria mais saudável do que o original. O problema é que, para manter o sabor do alimento, muitas vezes aumenta-se a quantidade de algum ingrediente para compensar a redução do outro. Por exemplo: em um produto com redução de açúcar, o sódio pode estar elevado em relação ao produto original. Antes de levar um alimento para casa só porque ele é light, é fundamental conferir e comparar cada item do rótulo.

Zero

Os produtos caracterizados como “zero” possuem restrição ou isenção de algum nutriente comparados à versão tradicional e podem ser indicados para quem possui restrições alimentares. A leitura atenta do rótulo continua necessária, já que os produtos “zero” podem ser ricos em sódio e, em excesso, tornam-se prejudiciais à saúde.

Consultoria: Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

LEIA TAMBÉM:

Os riscos dos refrigerantes para as crianças

Os benefícios da água de coco

Sucos contra colesterol alto

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.