Connect with us

O que você está procurando?

Para manter uma refeição saudável é preciso seguir um cardápio. Por isso, consulte um profissional que lhe dará instruções. Confira algumas dicas!
- Foto iStock.com/Getty Images

Refeição: veja os alimentos que não podem faltar no cardápio!

Para manter uma refeição saudável é preciso seguir um cardápio. Por isso, consulte um profissional que lhe dará instruções. Confira algumas dicas!

A dica é: equilíbrio. Manter uma alimentação balanceada em cada refeição, com todos os grupos alimentares, é o primeiro passo para eliminar os quilos indesejados. É essencial lembrar que se matar na academia e depois comer chocolate e doces em excesso ou maneirar no cardápio durante a semana e só comer gordices de sábado e domingo não vai levar você a um resultado satisfatório.

Se houver a carência de nutrientes, não haverá energia e disposição para as atividades físicas, sem contar que não fará bem para a saúde, e emperrará o emagrecimento. Além disso, segundo a professora de nutrição Flávia da Silva Santos, o consumo alimentar adequado auxilia a perda de peso através da manutenção de um gasto calórico para a metabolização dos alimentos. Confira algumas dicas para cada refeição!

Frutas: laranja, kiwi, morangos, metades

Foto iStock.com/Getty Images

 

Café da manhã

Carboidratos complexos (pães integrais, aveia ou biscoito integral) + proteína (leite desnatado ou derivados) + uma fruta (maçã, mamão ou banana).

Lanche da manhã

Frutas (banana, maçã, pera, uva e goiaba) ou frutas secas (damasco, passas, banana desidratada e maçã desidratada) ou frutos oleaginosos (nozes, castanha, macadâmia e avelã) ou iogurte.

 

arroz integral, salmão e legumes

Foto iStock.com/Getty Images

 

Almoço

Carboidrato complexo (arroz ou macarrão integral) + proteína (peixe, frango, carne vermelha magra) + leguminosas (feijão, lentilha…) + hortaliças (legumes e verduras) + fonte de gordura saudável (azeite) + fruta (pera, abacaxi ou maçã).

Lanche da tarde

Cereal integral (pão, biscoito e torrada) ou tapioca ou iogurte + fruta (maçã, banana, pera, uva, abacaxi e laranja).

Jantar

“A recomendação é semelhante a do almoço, porém, em menores quantidades, visto o nosso gasto calórico diminuir com o passar do dia”, explica a profissional.

 

Leia também:

Consultoria Flávia da Silva Santos, professora de nutrição

Advertisement

Estilo de vida

Vegetarianos costumam seguir um cardápio bem diversificado. Para que o organismo não sinta falta de nada, saiba quais são os nutrientes essenciais!

Estilo de vida

Para sua falta de sono ser considerada um distúrbio de insônia, são necessários exames clínicos. Confira como é feito o diagnóstico!

Estilo de vida

Defendida por alguns e atacada por outros, a realidade é que muito do que se consome vem da soja. Mas, afinal, ela faz bem ou não?

Estilo de vida

Os legumes devem ser consumidos diariamente. Se você ainda não tem o hábito de ingerir, confira 5 dicas para incluí-los de vez na sua alimentação!

Estilo de vida

A obesidade pode induzir ao aparecimento de outras doenças. Confira algumas dessas doenças que podem surgir quando você está acima do peso!

Estilo de vida

As saladas são indispensáveis no cardápio de quem busca melhorar a qualidade da alimentação. Elas dão ao organismo todos os nutrientes precisos. Confira!

Estilo de vida

O inchaço também pode aumentar os ponteiros da balança, além de causar desconfortos no organismo. Deseja acabar de vez com ele? Então siga essas 8 dicas!

Estilo de vida

Existem muitas afirmações sobre o AVC, mas como saber o que é verdadeiro ou falso? Confira 5 mitos e verdades sobre o tema e tire suas dúvidas!