Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Reeducação alimentar não significa fazer dieta. Você pode perder peso apenas se adaptando a uma nova forma de alimentação.
- Foto shutterstock.com

Reeducação alimentar não significa fazer dieta

Reeducação alimentar não significa fazer dieta. Você pode perder peso apenas se adaptando a uma nova forma de alimentação.

[PAGE TITLE]

Reeducação alimentar não significa fazer dieta. Você pode perder peso, apenas revendo seus conceitos e prestando atenção no que está comendo. Basta se alimentar buscando nutrir o organismo, comendo tudo que ele precisa para o dia a dia.

 

 

Alimentos, frutas, legumes, banca, feira, uvas, kiwi, gengibre, piment

Foto shutterstock.com

“A dieta tem início e fim, ao contrário da reeducação alimentar, que visa não só o emagrecimento, mas uma manutenção do peso. A reeducação alimentar é uma adaptação à rotina e às preferências da pessoa, tornando mais fácil a adesão ao tratamento”, esclarece a nutricionista Ana Raquel Bucar.

Na reeducação alimentar é importante escolher bem os alimentos. Alguns passos são indispensáveis:

Pratos coloridos

Alimentos de diferentes cores carregam consigo diferentes nutrientes. Por exemplo: o licopeno, responsável pelo vermelho do tomate, da goiaba e da melancia, atua contra doenças degenerativas e câncer, enquanto o betacaroteno, presente na laranja e na cenoura, ajuda na produção de vitamina A e fortalece o sistema imunológico.

 

mulher comendo pipoca

Imagem giphy.com

Não coma vendo tevê

É preciso se concentrar no ato de comer. Quem não tira os olhos da tela enquanto realiza suas refeições deve saber que, assim, o organismo demora para perceber que já está satisfeito. Assim, você come mais do que gostaria.

 

uma mão pegando sal

Imagem giphy.com

Modere no sal

O problema é a quantidade de sal que é usada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica menos de 5g por dia — o que dá menos de 1 colher (chá) rasa ou menos de 5 pacotinhos de 1g, daqueles servidos em restaurantes. Lembrando que alimentos enlatados e embutidos já trazem quantidades grandes de sal, que funciona como conservante.

Leia o rótulo

Saber o que está comendo é fundamental. Nas embalagens, os ingredientes do produto aparecem sempre de acordo com a quantidade e na ordem decrescente.

 

mulher se alimentando

Foto shutterstock.com

Alimente-se a cada 3 horas

Grandes intervalos entre as refeições deixam o metabolismo mais lento, o que prejudicará a absorção dos carboidratos, que serão depositados na forma de gordura. Entre café da manhã, almoço e jantar, faça pequenos lanches.

 

 

mulher fazendo alongamento

Foto Shutterstock.com

Exercite-se!

Ocorpo humano foi feito para estar em constante movimento. A atividade física irá queimar calorias e liberar na circulação substâncias que provocam prazer, ajudando a lidar até com o estresse.

Saiba mais:

Consequência dos excessos de sal

Os benefícios da cenoura

Alimentos com o poder da cura

Consultoria Ana Raquel Bucar, nutricionista

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Alguns transtornos mentais são pouco conhecidos pela população. Entretanto, eles possuem algumas características um tanto quanto peculiares.

Estilo de vida

Conheça os tipos de uva, um alimento que faz bem para o coração e a memória, fortalece o sistema imunológico e previne tumores!

Estilo de vida

O segredo para controlar os radicais livres, são os alimentos antioxidantes. Além de manterem as células em ordem, trazem outros benefícios para a saúde.

Estilo de vida

Irresistível no sabor e na crocância, a família dos chips está crescendo e se tornando cada vez mais saudável. Aprenda a fazer essas delícias em casa

Estilo de vida

Carboidratos não fazem bem para a saúde? Opte pelos integrais que, além de sabor, trazem diversos benefícios e mais saúde ao organismo

Estilo de vida

O alho-poró é um tempero que enriquece os pratos com muito sabor e diversos nutrientes. Aprenda a usá-lo em receitas saudáveis

Estilo de vida

Além de aumentar o peso, o inchaço pode trazer outros desconfortos a quem sofre com ele. Saiba diferenciar os 3 tipos de inchaço e veja qual é o seu!

Estilo de vida

A alimentação é a base para prevenir e tratar o diabetes. Ter consciência dos benefícios de alguns alimentos é fundamental para criar o cardápio ideal.