Reduza alimentos com glúten e perca peso com mais facilidade

Restrinja o consumo de alimentos com glúten, que são, na grande maioria, calóricos e gordurosos, reduzindo o seu acúmulo de gordura corporal. Saiba mais

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Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/08/2018 às 13:55
Atualizado às 12:30

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Pães, torradas, biscoitos, massas, doces, pizzas e até as cervejinhas do final de semana são alguns dos alimentos com glúten. Todos esses ingredientes devem ser evitados para que a dieta seja eficaz e que o emagrecimento aconteça da forma desejada. Conheça mais sobre essa substância e as vantagens da sua redução.

O que é glúten?

“O glúten é um conjunto de proteínas que são encontradas em alguns cereais, como o trigo, o centeio e a cevada”, explica Carolina Yumi C. Yoshikawa, nutricionista da academia Limão Tênis. “Quando ele entra em contato com a água e com o amido presente na farinha, o glúten forma uma estrutura semelhante a uma rede elástica que aumenta conforme a massa é esticada e sovada”, complementa a profissional. É esse processo, em conjunto com o fermento, que dão as características ao pão assado.

Xô inchaço!

O inchaço abdominal é causado, principalmente, pelo excesso na ingestão de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos. Essas substâncias, quando não eliminadas, se transformam em gordura corporal, que fica alojada, na grande maioria, na região abdominal. “Todo excesso de energia produzido pelo consumo de ingredientes calóricos que não é consumida ou eliminada pelo organismo é armazenada na forma de gordura. Nosso corpo é poupador, não gosta de jogar energia fora”, ressalta a nutricionista. Por isso, eliminar o glúten da dieta, que está presente no centeio, no malte, na cevada, no trigo e na aveia, corrobora com uma diminuição na ingestão de calorias, desinchando e emagrecendo.

Dica de especialista

Para as pessoas que querem perder peso, o ideal é preferir os alimentos in natura, como as frutas, legumes e verduras. Além disso, consumir moderadamente ingredientes processados, como os enlatados, farinhas, óleos e açúcares e evitar os ultraprocessados, que são os biscoitos recheados, sorvetes de massa, salgadinhos, entre outros.

Importante

A restrição de alimentos com glúten na dieta é primordial para as pessoas com doença celíaca, que é uma reação imunológica contra as proteínas desse conjunto. Para os demais, a vantagem em cortar o glúten está relacionada em reduzir alimentos calóricos!

Consultoria: Carolina Yumi C. Yoshikawa, nutricionista da academia Limão Tênis, de São Paulo (SP), instragram: @nutri.carolyumi

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