Redução de estômago: certifique-se dos exames que antecedem a operação

Antes de passar por qualquer cirurgia é necessário realizar alguns exames para verificar como está a saúde. Com a redução de estômago não é diferente.

None
Foto: Vinicius Tupinamba/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/12/2016 às 13:25
Atualizado às 12:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Antes de passar por qualquer procedimento cirúrgico é necessário realizar alguns exames clínicos para verificar como anda a saúde. Com a redução de estômago não é diferente. O paciente deve passar por diversos especialistas e se submeter a avaliações completas para garantir a segurança da cirurgia. “Os exames serão realizados dentro de um regime de preparo multidisciplinar com participação do cirurgião, endocrinologista, cardiologista e do anestesista”, afirma o cirurgião Almino Cardoso Ramos.

medicos cirurgia reducao estomago exames

Foto: Vinicius Tupinamba/Colaborador

Endoscopia Digestiva Alta

Por afetar, principalmente, o sistema digestivo, qualquer anormalidade deve ser tratada antes da operação. “O trato digestivo alto, principalmente o estômago, deve ser bem avaliado. Presença ou não da bactéria H. Pilory, ulcerações gástricas, pólipos, presença de tumor, hérnia de hiato e suas características e gastrites devem ser descartados”, explica o profissional.

Exames clínicos

Exames de sangue, fezes e urina devem ser completos. Doenças como diabetes, anemia e colesterol alto podem ser detectados por meio dessas avaliações.

medicos sala cirurgia exame reducao estomago

Foto: Shutterstock

Ultrassom

A ultrassonografia poderá mostrar patologias ainda desconhecidas do paciente, como colelitíase, que são pedras na vesícula biliar, ou até mesmo pedras nos rins. Também deve mostrar o grau de gordura no fígado (esteatose hepática, ou outras patologias relacionadas com obesidade).

Provas de função pulmonar

Obesos costumam fazer um esforço maior para respirar, por isso é necessário um pulmão sem restrições.

Raios-x

Servem para verificar o tamanho do coração e detectar alguma doença pulmonar.

Texto Redação Alto Astral
Consultoria Almino Cardoso Ramos, cirurgião

LEIA TAMBÉM: