Connect with us

O que você está procurando?

A reconstrução mamária ajuda na recuperação da autoestima de pacientes com câncer de mama. Saiba mais sobre os procedimentos disponíveis!
- Foto: Shutterstock | Arte: Larissa Sericava

Outubro Rosa: quando e como fazer a reconstrução mamária

A reconstrução mamária ajuda na recuperação da autoestima de pacientes com câncer de mama. Saiba mais sobre os procedimentos disponíveis!

Uma das grandes preocupações das pacientes com câncer de mama é a necessidade de fazer uma mastectomia, isto é, uma cirurgia para retirar a mama ou parte dela. Perder o seio pode diminuir a autoestima da paciente e/ou atrapalhar o tratamento da doença. E é nesse momento que entra a cirurgia de reconstrução mamária. Você já ouviu falar? Sabe em que casos ela é indicada?

A médica oncologista Ana Carolina Salles, do Grupo Oncoclínicas, ressalta que o procedimento vem se aprimorando ao longo dos anos. “Estamos na era das cirurgias de reconstrução mamária. Hoje, as pacientes submetidas a mastectomia simples, podem ter a sua mama reconstruída com próteses de silicone, caso isso anatomicamente seja viável”, comenta. Conforme a médica, essa avaliação é feita pelo mastologista experiente em reconstrução mamária ou por cirurgiões plásticos.

“É possível ter bons resultados estéticos, que ajudam na autoestima dessas pacientes e no ‘ressignificar’ o momento”, acrescenta. Ela aponta que hoje há lei que prevê o direito da paciente em tratamento do câncer de mama receber a reconstrução pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Há critérios para isso e há profissionais na linha de frente para ajudar a tratar essas mulheres”, diz Salles.

Entenda como funciona a reconstrução mamária

O procedimento

“A reconstrução mamária pode ser feita com o próprio tecido da paciente ou com próteses. A escolha vai depender da preferência da paciente e também da disponibilidade de tecido para a reconstrução”, ressalta Bruno Luitgards, cirurgião plástico.

O profissional aponta que quando a mastectomia é parcial (nodulectomia ou quadrantectomia) pode se realizar apenas o fechamento da lesão ou uma mamoplastia para a reconstrução.

Prótese

“A prótese costuma ser colocada abaixo do músculo peitoral para dar uma maior cobertura, dando um resultado mais natural e evitando problemas”,
argumenta. O médico destaca que “em casos que foi retirada bastante pele pode ser necessário utilizar um expansor (prótese vazia que vamos enchendo) para aumentar a pele e posteriormente trocar pela prótese de silicone definitiva”.

Mamoplastia

De acordo com o cirurgião plástico, após essa etapa inicial de reconstrução da mama operada, é feita a simetrização da mama não operada, com uma mamoplastia e geralmente com prótese para que as duas mamas fiquem mais parecidas.

Reposição de tecido

O especialista explica que, quando ocorre retirada de uma parte maior da mama ou em casos de mastectomia total, onde não há tecido mamário suficiente, é preciso repor o tecido para reconstruir a mama.

“Nesses casos, podemos fazer a reconstrução com uma prótese mamária ou com pele do próprio corpo, que pode vir do abdome, por exemplo”, explica. Segundo Luitgards, a opção mais utilizada é a prótese pela fácil disponibilidade de vários tamanhos.

Crédito: Revista MALU

Leia também:

Advertisement

Mundo místico

No feriado do dia 12 de outubro é celebrado seu dia, por isso, faça a oração de Nossa Senhora Aparecida pedindo amparo e proteção!

Receitas

Procurando por ideias de sobremesas fáceis e rápidas? Invista em receitas com brigadeiro, o doce mais brasileiro e saboroso de todos!

Moda & Beleza

Fique por dentro da últimas tendências de maquiagem de primavera e aprenda a arrasar na estação mais florida do ano com esses visuais!

Mundo místico

Você sabia que existe mais de um relato milagroso relacionado à Padroeira do Brasil? Conheça as histórias de Nossa Senhora Aparecida agora!

Casa & Decor

Seu banheiro é pequeno e não cabe muitos produtos? Separamos algumas dicas para manter um banheiro pequeno organizado gastando pouco!

Receitas

Comemore o Dia das Crianças preparando essas deliciosas receitas junto com os seus filhos. Eles vão se divertir e se deliciar com os pratos!

Pets

O câncer de mama nos pets é mais comum do que você imagina. Saiba como diagnosticar a doença em cães e gatos através de exame!

Casa & Decor

Aprenda alguns truques caseiros para acabar com as formigas de uma vez por todas e manter a sua casa livre de infestações!