Reciprocidade: o segredo dos bons relacionamentos?

Confira o que psicólogos e especialistas destacam sobre a reciprocidade – ela pode ser a chave das boas relações na sua vida

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 15:11
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os relacionamentos são vias de mão dupla em que os envolvidos estão comprometidos em dar e receber sem “perder a mão”. Sendo assim, é comum esse comportamento de reciprocidade estar ligado a todo o tipo de sucesso das relações pessoais, sejam elas entre amigos ou entre casais.

ilustração de casal se beijando com reciprocidade embaixo de uma árvore com folhas em formato de coração

FOTO: Shutterstock.com

Reciprocidade e bons relacionamentos

“A reciprocidade está na base dos envolvimentos saudáveis, pois configura o que chamamos de conexões profundas e empáticas, onde existe a confiança necessária para encontrar apoio e conforto quando necessário. Eu ofereço acolhimento, amparo e não lhe julgo quando você precisar de mim e provavelmente vou gerar em você um comprometimento em fazer o mesmo quando eu precisar”, declara Semadar Marques, especialista em empatia, propósito de vida e inteligência emocional.

Em qualquer que seja o relacionamento, a troca sincera pode ser o melhor caminho para uma relação verdadeira e duradoura. No entanto, outros aspectos também precisam ser levados em consideração.

Como destaca Raquel Canabarro, psicóloga clínica, além da reciprocidade, essa troca pode acontecer por meio de uma boa conversa. “O diálogo é a melhor ferramenta para os relacionamentos, pois é nele que podemos expressar de forma mútua os desejos, expectativas e frustrações. Proporcionando que ambos sejam ouvidos, abrindo um canal de troca e de busca para melhorar o convívio”, afirma a profissional.
LEIA TAMBÉM

Texto: Redação – Consultorias: Marcelo Santiago, coach de alta performance e palestrante motivacional; Raquel Canabarro, psicóloga clínica; Semadar Marques, especialista em empatia, propósito de vida e inteligência emocional.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.