ESTILO DE VIDA

Tapioca todo dia: 5 opções de recheios saudáveis para incluir no cardápio

A tapioca é uma opção bastante indicada para quem deseja emagrecer por conta de sua baixa quantidade de calorias, além de ser livre de glúten.

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É possível incrementar a massa com recheios nutritivos para obter melhores resultados. FOTO: iStock/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2018 às 10:00
Atualizado às 17:07

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A fécula extraída da mandioca transforma-se em uma deliciosa massa leve de apenas 70Kcal a cada 2 colheres (sopa). Por ter zero gordura e zero glúten, a tapioca é uma excelente opção de carboidrato para substituir o pão francês do café da manhã,  “Para deixa-lá mais nutritiva, aconselhamos acrescentar como recheio as proteínas como, queijo cottage, queijo branco, ovos mexidos ou frango desfiado. Além de vegetais, para acrescentar fibras e micronutrientes como alface, rúcula, pepino ou tomate”, sugere a nutricionista Natasha Barros. Foi pensando nisso que selecionamos cinco receitas com recheios saudáveis para todos os gostos! Confira a seguir.

Recheios para tapioca

Mais cor!

Alguns ingredientes podem ser acrescentados na massa para potencializar ainda mais o alimento. Além de mais colorida, deixam a tapioca com mais fibra, reduzindo o índice glicêmico e, consequentemente, diminuindo a velocidade de absorção  dos carboidratos. É indicado adicionar chia, aveia, hortaliças ou linhaça na massa do alimento, segundo a especialista, para auxiliar na perda de peso, por fornecerem a sensação de saciedade, reduzindo a absorção de gordura e carboidrato e estimulando o fluxo intestinal.

Massa da tapioca está roxa devido ao acréscimo da beterraba e sua massa. Na foto, há duas massas coloridas.

Colorir a massa da tapioca é extremamente benéfico para o organismo. Foto: Shutterstock.com

Simples e nutritiva

Para acrescentar grãos à massa, basta misturá-las com a farinha e colocar na frigideira. Porém, se o desejo for adicionar hortaliças, frutas ou verduras, é necessário fazer o suco do ingrediente primeiro. Bata o vegetal cru com a água em um liquidificador. Peneire o suco e misture à massa, até ficar uma cor uniforme. Deixe na geladeira de um dia para outro para decantar. Escorra bem o líquido da goma e seque a superfície com um pano. Você pode congelar essa massa para usá-la aos poucos, ou peneirar, colocar na frigideira, rechear com alguma das opções que mostramos acima e comer!

Texto: Taleessa Silva/Colaboradora | Consultoria: Flávia da Silva Santos; Natasha Barros (nutricionistas) | Culinaristas: Ângela Cardoso e Fernando Santos

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