Connect with us

O que você está procurando?

A alimentação tem papel essencial na prevenção e no controle de doenças, inclusive das neurodegenerativas. Confira cinco saladas que protegem o cérebro!
- Salada de cogumelos Ingredientes: *4 colheres (sopa) de azeite *200g de cogumelo eryngui em tiras *1 batata cozida em pedaços *Sal a gosto *1 maço de alface-lisa *150g de tomate cereja *1/2 pimentão amarelo em tiras *1/2 pimentão vermelho em tiras *1 co...

5 receitas de saladas que ajudam a proteger o cérebro

A alimentação tem papel essencial na prevenção e no controle de doenças, inclusive das neurodegenerativas. Confira cinco saladas que protegem o cérebro!

O que comemos está relacionado com a saúde do nosso organismo. Por isso, o que está no prato deve ser bem avaliado, a fim de garantir os benefícios oferecidos pelos alimentos. “Ter uma alimentação equilibrada significa consumir todos os grupos alimentares carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda não só na formação e manutenção da célula cerebral, mas também na prevenção de doenças neurológicas”, afirma a nutricionista Michelle Rodrigues. Aproveite as receitas de saladas selecionadas especialmente para nutrir corpo e mente!

 

Como fazer as crianças comerem saladas?

Uma das situações mais corriqueiras nos consultórios, nas conversas do dia a dia e em tantas outras ocasiões, é ouvir pais e mães reclamando que seus filhos não consomem saladas. Mas como mudar esse cenário? “Acreditamos que esse estímulo deve partir dos próprios pais, que muitas vezes não consomem esses alimentos, o que acaba por dificultar a oferta aos filhos”, explica a nutricionista Elaine de Pádua.

Ou seja, o contato é a primeira etapa para a criança aprender sobre o sabor dos alimentos. Ela precisa prová-los repetidas vezes, mesmo em quantidade mínima, para que se produza condicionamento, aumentando a possibilidade de aceitação. “Geralmente, o alimento precisa ser apresentado entre oito e 10 vezes à criança para que essa aceitação ocorra. Neste caso, a dica principal é: não desista de oferecer os alimentos que foram recusados. Tente sempre inovar e, se aquelas saladas de agrião e de beterraba não foram bem-vindas, faça os vegetais virarem sucos”, ensina a profissional.

 

Consultoria Elaine de Pádua, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Os bichinhos melhoraram a qualidade de vida de seus donos, inclusive protegendo-os de problemas de saúde. Veja como os pets podem prevenir doenças

Estilo de vida

A tosse não é uma doença, mas, às vezes, pode ser um alerta para procurar um médico a respeito de algum problema. Saiba mais!

Estilo de vida

Apesar de parecidas, gripes e resfriados são doenças diferentes. Saiba como diferenciar os sintomas e quais são as principais características!

Estilo de vida

Quem sofre de problemas respiratórios deve ter cuidados especiais. Veja onde vivem os vilões da nossa saúde e como hábitos simples fazem toda a diferença.

Estilo de vida

Quando o problema é estufamento e inchaço, o gengibre entra no ringue para defender o bem-estar e o processo digestivo! Confira dicas de especialistas

Estilo de vida

Um estudo recente descobriu a existência de um gene responsável por manter o diabetes longe da embrião durante a gravidez. Confira!

Estilo de vida

Alguns alimentos têm o poder de eliminar o excesso de água presente no corpo. Confira agora o poder anti-inchaço do gengibre e aposte nessa raiz!

Estilo de vida

De crianças a idosos, a dor de cabeça afeta um grande número de pessoas, e pode ter diferentes causas. O ideal é investigar e tratar