Connect with us

O que você está procurando?

Receitas e dicas para você consumir algumas plantinhas nas suas refeições do dia a dia e fazer dieta sem abrir mão do sabor
- Foto: Shutterstock.com

Saiba como incluir ervas na culinária: receitas e dicas

Receitas e dicas para você consumir algumas plantinhas nas suas refeições do dia a dia e fazer dieta sem abrir mão do sabor

Muito além dos chás, as ervas também são usadas como temperos e condimentos, além de serem ótimas aliadas na culinária. Com propriedades benéficas, elas incrementam o sabor da comida e ainda ajudam na sua saúde, já que seu uso reduz o consumo de sal, maior responsável pela hipertensão arterial e retenção de líquidos. Sem contar que as propriedades antioxidantes e substâncias ativas das ervas vão sendo liberadas durante o preparo dos pratos. Confira receitas e dicas para usar essas delícias!

Manjericão – tem ação digestiva, que pode ser utilizado para amenizar enjoos, dores no estômago e até mesmo vómitos. Também é bastante usado para combater dores de garganta, mau hálito e aftas.

Tomilho – com ação digestiva, combate gases intestinais e estimula a expectoração de catarro. O tomilho ameniza tosses, dores de garganta e até bronquite. Tomilho usado fresco ou seco, combina com molhos, saladas, pizzas, massas e carnes.

Louro – com importantes propriedades medicinais, ele age contra reumatismo, gastrite e azia. Tem ainda ação para abrir o apetite, dar mais energia, combater o cansaço e cólicas menstruais. Coentro – é rico em magnésio, fibras, cálcio, fósforo e ferro. Tem ação digestiva, antisséptica, antiespamódica, estimulante e cicatrizante. Também purifica o sangue.

Salsa – por ser diurética e digestiva, age contra a retenção de líquidos, elimina as toxinas do organismo e atua no sistema circulatório, prevenindo a formação de coágulos e perigos como AVC e trombose. É também rica em vitamina C.

Hortelã – por ser uma planta digestiva, auxilia na perda de peso e no combate aos gases intestinais. Além disso, possui propriedades calmantes, que reduzem a vontade de consumir açúcar. É rico em cálcio.

Orégano – impede que a gordura se acumule nas artérias, prevenindo enfartes e derrames. Também ameniza cólicas menstruais, tosse, sintomas de gripe e constipações.

Alecrim – muito conhecido por sua ação expectorante, a planta também alivia dores do reumatismo e tem ação cicatrizante. Além de estimular a digestão de gorduras, reduz a formação de gases e protege o fígado.

Sálvia – essa planta é ótima para combater dores de garganta e afta, através de gargarejos. Ela também ameniza cólicas menstruais e diarreia, além de controlar a ansiedade.

Coentro é para ser acrescentado na hora de servir, pois suas folhas dão sabor e aroma. Utilize em saladas, carnes, legumes, molhos e sopas.

As ervas secas (desidratadas) devem ser introduzidas logo no início da preparação dos pratos, principalmente se for quente.

Ervas frescas ou in natura devem ser acrescentadas no final da preparação, como no caso de pratos mais frios, como saladas.

 

 

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Você sabe qual é o melhor tipo de queijo para dieta? Entre as opções, ricota, minas ou cottage costumam ser os preferidos. Aprenda a diferença entre eles!

Estilo de vida

Deseja perder uns quilinhos mas sem prejudicar a saúde com regimes malucos? Aposte nessa na dieta do arroz com feijão para perder até 8kg em 1 mês!

Estilo de vida

Inclua a dieta das sopas no seu dia a dia e elimine até 6kg em 1 mês com uma variedade de receitas e refeições completas e deliciosas

Estilo de vida

É possível fugir do tradicional cardápio sem perder no sabor. Quer saber como? Confira a seguir algumas receitas saudáveis para o almoço de domingo

Estilo de vida

Beber suco de berinjela para emagrecer é indicado, pois, devido ao seu alto teor de fibras, reduz o apetite, fazendo você se sentir saciada por mais tempo

Receitas

O lanche da madrugada é servido quando os convidados estão curtindo a pista de dança. Veja opções para servir os que não abrem mão da festa!

Estilo de vida

Além de ser uma alternativa saudável para as pessoas que apresentam a doença celíaca, a farinha de arroz ainda previne doenças do aparelho digestivo, protege o coração e controla os níveis de glicose no sangue, desde que você opte pela versão integral do produto. Confira as receitas com farinha de arroz, saborosas e práticas, são ótimas opções de salgados!

Estilo de vida

O segredo é preparar com antecedência os lanches que as crianças irão levar para a escola! Dessa forma, separamos dicas para montar lancheira saudável e não errar na hora da escolha dos alimentos