Sabia que a casca da banana também pode ser aproveitada? Veja como!

Os benefícios oferecidos pela banana também se estendem à casca. Isso porque ela é a parte mais rica em fibras, essenciais para o metabolismo do corpo.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 12:47
Atualizado às 12:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os especialistas garantem: os benefícios oferecidos pela banana também se estendem à casca da fruta. Isso porque ela é a parte mais rica em fibras, essenciais para o metabolismo do corpo. Ao mesmo tempo, ainda conserva as propriedades da polpa, ou seja, ajuda a controlar o colesterol, tem baixo índice glicêmico e contém vitaminas e minerais.

casca-banana-beneficios-vantagens-banana-biomassa

Foto: Istock.com/GettyImages

Cuidadoessencial

A parte que envolve a fruta pode fazer parte de vários pratos, doces e salgados. Para isso, é preciso higienizá-la bem antes do preparo. Além disso, costuma ser o ingrediente base da farinha de banana verde. “Com as cascas, pode-se fazer uma caponata ou, até mesmo, é aconselhável misturar aos preparos”, conta o chef Reinhard Pfeiffer.

Comodevoconservála?

Embora a casca da banana tenha uma tendência a estragar rápido, a casca verde pode ser conservada por mais de 60 dias no congelador. Para isso, pique-a e coloque-a em vasilhas ou sacos plásticos fechados. Anote na própria embalagem a data em que o alimento foi congelado, para saber até quando pode ser consumido. Na hora de descongelar, coloque-a direto na água fervente e use nas mais diversas receitas.

banana-verde-mesa-madeira

FOTO: Shutterstock

Viradinhodecascde banana verde

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50min

Ingredientes:
*Casca de 5 bananas verdes picadas
*Suco puro de 1 limão grande
*1/2 xícara (chá) de óleo
*2 colheres (sopa) de cebola picada
*Sal a gosto
*3 ovos grandes
*30g de queijo ralado

Modo de preparo
Coloque as cascas em uma vasilha com água e limão e deixe por 30 minutos de molho. Escorra. Aqueça o óleo e refogue com os temperos. Acrescente os ovos e o queijo ralado e deixe fritar. Sirva em seguida.
Culinarista Eliane Petean Arena/Colaboradora

Docinhodecascadebanana

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
*1 dúzia de cascas de banana verdes lavadas e cortadas
*1/2 xícara (100ml) de água
*2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
*2 colheres (sopa) de farinha de trigo
*4 cravos-da-índia
*1 colher (sopa) de margarina
*Açúcar cristal para decorar

Modo de preparo
Em uma panela, coloque as cascas de banana e a água. Cozinhe até as cascas ficarem macias. Transfira as cascas para o liquidificador e bata até virar uma pasta. Se necessário, adicione um pouco da água. Em seguida, passe por uma peneira grossa. Volte à panela e acrescente o açúcar, a farinha e os cravos e leve ao fogo baixo sem parar de mexer até a massa se soltar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a margarina. Mexa e deixe esfriar. Enrole os docinhos e passe-os em açúcar cristal antes de servir.

Consultoria Reinhard Pfeiffer, chef do Restaurante Expedito, na Lapa (PR)

LEIA TAMBÉM