Mitos e verdades: o que realmente funciona quando o assunto é perda de peso?

Chá verde queima gordura? Alimentos diet podem ser consumidos à vontade? Saiba o que realmente funciona no mundo das dietas

- Foto: Shutterstock.com

São tantas informações sobre alimentos e seus benefícios que muitas vezes ficamos perdidas sobre o que realmente funciona em uma dieta de emagrecimento. Por isso, trouxemos as principais respostas para suas dúvidas!

O abacaxi é um alimento emagrecedor?

Mito. O abacaxi não é propriamente um alimento emagrecedor, uma vez que não é termogênico, ou seja, aquele alimento que obriga o corpo a queimar calorias para fazer a sua digestão. Porém, essa fruta poderosa possui qualidades que podem ajudar quem está querendo entrar em forma. Além de ser rico em fibras, o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão de proteínas e gorduras presentes na carne, evitando que essas virem pneus. Mas fica a dica: por ser muito ácida, evite exagerar no consumo dessa fruta.

Chá verde queima gordura?

Verdade. Essa bebida poderosa é considerada um alimento termogênico. Com isso, o metabolismo do corpo é acelerado, aumentando a sua capacidade de queimar os estoques de gordura. Tome nota: para o chá verde fazer efeito, é necessário consumir de 3 a 4 xícaras (200ml) da bebida por dia. Procure consumi-lo ainda sem açúcar ou adoçante, que prejudica as propriedades emagrecedoras da bebida. Vale ainda lembrar que gestantes e pessoas que sofrem de problemas nos rins e tomam remédios para depressão não podem consumir o chá.

Alimentos diet podem ser consumidos à vontade?

Mito. São considerados diet aqueles produtos que excluem um ingrediente em relação a sua fórmula original, que pode ser sal, gordura ou açúcar. Já os light são aqueles alimentos que contém até 25% a menos de um ingrediente em relação à sua versão original. O problema é que exagerar na quantidade de uma maionese light, por exemplo, pode engordar tanto quanto quanto comer uma porção de uma maionese convencional. Há ainda produtos light que cortam apenas o açúcar, mas possuem gordura para dar e vender.

Comer menos carboidratos emagrece?

Verdade. Segundo o médico Arthur Agatston, autor do livro A Dieta de South Beach (Editora Sextante), o excesso de carboidratos prejudica a atuação da insulina. Esse hormônio é o grande responsável por metabolizar o excesso de açúcar e gordura, refletindo diretamente na manutenção do peso. Ao diminuir o consumo de carboidratos, o corpo ainda é obrigado a queimar a gordura já estocada na barriguinha como fonte de energia, o que resulta numa diminuição de medidas.

Ficar sem comer queima calorias?

Mito. Os alimentos são o combustível que faz o corpo funcionar. Quando ficamos sem comer por muito tempo, o cérebro emite um sinal de alerta para o corpo, que passa a estocar gordura como uma forma de se prevenir de futuros jejuns. Para não ganhar pneuzinhos, o segredo é deixar o metabolismo do corpo a todo vapor sempre. Como? Consumindo alimentos a cada três horas. Nos intervalos entre as principais refeições, opte por sucos, água-de-coco, frutas…

Consumir líquidos nas refeições pode aumentar a barriguinha?

Verdade. Esse hábito pode dilatar o estômago e aumentar a sua capacidade de armazenamento, fazendo com que você precise comer mais para sentir-se satisfeita. Para evitar a barriguinha, restrinja o consumo de líquidos para apenas 1 copo (200ml), evitando bebidas com gás.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista; livro A Dieta de South Beach, de Arthur Agatston, Editora Sextante

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência