Quer viver mais e melhor? Especialista diz como!

Preste atenção nessas sugestões para retardar os ponteiros do relógio e dar aos seus anos de vida mais saúde e longevidade!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 13:18
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A natureza é sábia: cada componente do nosso corpo tem suas funções determinadas e, salvo exceções, fazem um sistema complexo como o organismo humano funcionar corretamente.

Entretanto, com o passar da idade, o envelhecimento celular tende a acelerar o que é comum a todos nós: a morte. Ganhar dela – e do tempo – não é a intenção, ainda, da ciência, porém, é possível desacelerar tanto o envelhecimento, quanto o fim iminente.

“Levar uma vida saudável, com atividade física regular e dieta balanceada, faz diferença na construção dos hábitos que nos levam à longevidade”, destaca o especialista em medicina esportiva Ricardo Nahas. Ou seja, para que seus anos extras de vida sejam acompanhados de bem-estar, que tal começar já?

dicas-para-ter-mais-longevidade

Foto: iStock.com/Getty Images

O MOMENTO É AGORA

Dicas do profissional Ricardo Nahas para uma vida longa e saudável:

Seja ativo

Isso significa subir um ou dois andares de escada, ir à padaria a pé, carregar as compras do supermercado por dois ou três quarteirões, ou seja, movimentar-se durante o dia.

Faça atividade física regular e programada

Exercícios físicos são importantes desde a infância. Tudo o que se constrói até os 18/20 anos de positivo, vai ajudar o indivíduo na terceira idade.

Isso tem um impacto relevante na redução da osteoporose e na manutenção do aparelho locomotor, pois promove um estoque ósseo adequado para uma boa qualidade de vida.

Mantenha uma dieta saudável

Cada um deve adequar os alimentos e sua quantidade ao seu biótipo.Uma pessoa de 70kg cujo metabolismo basal (básico) é de 2 mil kcal por dia, por exemplo, não pode ingerir mais do que isso, para evitar obesidade, colesterol elevado, doenças coronarianas, entre outras enfermidades.

Beba de 1 a 2 litros de água diariamente

A quantidade depende do biótipo de cada um, mas a ingestão adequada de água mantém os rins e os demais órgãos do aparelho excretor funcionando corretamente e tem influência positiva direta em todo o organismo.

dicas-para-ter-mais-longevidade-e-reverter-os-ponteiros-do-relogio

Foto: Shutterstock Images

Evite situações de estresse

Isso implica uma melhor qualidade de vida e menos desgaste do organismo como um todo. Claro que as dificuldades não vão desaparecer, mas saiba lidar com elas sem afligir seu corpo e mente.

Mantenha-se mentalmente ativo

Para garantir a saúde da memória na terceira idade é fundamental que considere, constantemente, novos desafios como, por exemplo, trabalhar com computadores, utilizar novas mídias, ler, aprender novas línguas, participar de grupos de discussão de filmes e livros. Esses hábitos ativam a memória e a cognição.

Consulte-se regularmente

É importante checar a saúde a cada ano (ou a cada seis meses em caso de doença crônica), para que haja acompanhamento médico em cada fase e diagnósticos precoces.

Saiba mais:

5 dicas para uma saúde de ferro

Qual o melhor exercício para cada idade?

Os principais benefícios do vinho

Consultoria Ricardo Nahas, especialista em Medicina Esportiva e palestrante do Fórum Bem-Estar do Programa Mais Saúde, da Funcesp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.