Connect with us

O que você está procurando?

Sabia que o fator emocional influencia - e muito - na queda de cabelo? Se tufos têm saído na escova ou durante o banho, é hora de ligar o sinal de alerta!
- Além de cuidar dos fios, é preciso manter as emoções sob controle para manter a saúde dos cabelos. FOTO: Shutterstock

Queda de cabelo: entenda como as emoções influenciam nesse problema

Sabia que o fator emocional influencia - e muito - na queda de cabelo? Se tufos têm saído na escova ou durante o banho, é hora de ligar o sinal de alerta!

Você tinha uma cabeleira farta, mas, com o passar do tempo, vai notando que os fios saem da cabeça e vão ficando pelo caminho: na escova, no boxe do banheiro, no chão… E a quantidade é tanta que os fios começam a deixar falhas no couro cabeludo. Assustador, não? Mas muitas pessoas passam por essa situação. E, em alguns casos, a alopecia (perda dos cabelos) é resultado de doenças emocionais. “Fatores emocionais para queda de cabelo estão se tornando cada vez mais frequentes nos diagnósticos médicos. Pode acontecer por estresse e também como resultado de alguma alteração psíquica repentina, ou ainda, por um trauma que venha seguido por depressão profunda”, explica o psicanalista Paulo Miguel Velasco.

Segundo ele, existem algumas doenças que têm relação direta com queda de cabelo, entre elas a depressão profunda, o estresse emocional, o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e a depressão pós-parto.
E isso já foi comprovado cientificamente!

Segundo a ciência…

Uma pesquisa realizada na Escola de Medicina Charité, de Berlim, em 2003, pela pesquisadora Petra Clara Arck, mostrou a relação entre o estresse e queda de pelos em ratos. Os animais foram expostos a estresse gerado por ultrassom.
O resultado demonstrou um término prematuro da duração normal do crescimento dos pelos; alterações das células que produzem o pelo, que é o componente epitelial mais sensível a agressões do folículo piloso; reações inflamatórias no bulbo pilar, o que reflete uma ativação da imunidade contra o mesmo. Ou seja, o estresse psicoemocional tem influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso e realmente pode causar queda de cabelos.
Não significa que toda perda de cabelo seja resultado do estresse, mas é preciso levar esse fator em consideração na hora de investigar as causas da alopecia.

queda de cabelo

Embora seja mais comum em homens, a queda de cabelo pode sim atingir a população feminina. FOTO: Shutterstock

Causas para a queda de cabelo

*Genética (o problema passa de pais para filhos)
*Má-alimentação (falta de vitaminas)
*Doenças ou cirurgias de grande porte
*Anemia, deficiência de zinco ou de magnésio
*Fumar
*Período pós-parto (2 a 4 meses, em média, após o parto)
*Tratamento quimioterápico (pode levar a uma perda geral e total de pelos e outros anexos da pele, em homens ou mulheres, fazendo com que fiquem carecas. Algum tempo após o final do tratamento, os cabelos crescem novamente e voltam ao seu normal).

 

Como diagnosticar?

O primeiro passo é procurar um dermatologista. Ele deverá levantar todas as possibilidades físicas na queda de cabelo – de hereditariedade a falta de vitaminas e minerais. No entanto, o ideal é avaliar a sua vida atual: nível de estresse, fatores que têm abalado o seu equilíbrio emocional e disposição para o enfrentamento da vida. A busca por um psicólogo também vai ser importante nesse momento, pois ele poderá detectar as alterações emocionais. “Além dos tratamentos médicos convencionais, a psicoterapia pode também neutralizar os efeitos do estresse e da ansiedade, quando estes forem os causadores da queda de cabelo”, explica Paulo.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Paulo Miguel Velasco, psicanalista

 

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Que tal uma fraldinha com minissuspiros para dar de lembrancinha no chá de bebê? Além de ser muito fofa, você pode fazer em casa! Veja o passo a passo!

Estilo de vida

Escolher tema de festa não é uma tarefa fácil para alguns pais. Para fugir do personagens infantis, que tal fazer uma festa infantil com decoração de balão?

Estilo de vida

Quem disse que é necessário ter muito dinheiro para mudar a decoração? Veja como fazer reforma de cadeira de forma fácil e com materiais baratinhos!

Estilo de vida

Aprenda a tirar fotos perfeitas para divulgar seus produtos nas redes sociais. Com truques simples você fará seus clientes comer com os olhos!

Estilo de vida

Apaixone-se por este tapete de ursinho em crochê e aprenda a fazer com os gráficos e passo a passo. Ele ficará lindo no quarto das crianças!

Estilo de vida

Confira o passo a passo de dois pirulitos de chocolate diferentes e superfáceis de fazer. Dá até para ensinar a criançada!

Estilo de vida

As lembrancinhas doces para o casamento estão em alta! Confira a galeria com 10 opções deliciosas para mimar os convidados no grande dia

Estilo de vida

Os barradinhos em crochê trazem aquele acabamento graciosos para suas peças. Confira essas 21 ideias, que você pode baixar e salvar no seu computador!