Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
É possível evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia com uma técnica simples. Contudo, o resultado também depende dos medicamentos usados.
- Conhecer formas de amenizar a queda de cabelo durante a quimioterapia ajuda a melhorar a autoestima das mulheres. FOTO Shutterstock

Técnica é capaz de amenizar queda de cabelo durante a quimioterapia. Saiba qual é:

É possível evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia com uma técnica simples. Contudo, o resultado também depende dos medicamentos usados.

[PAGE TITLE]

Após receber o diagnóstico de câncer, surgem as mais variadas dúvidas sobre as formas de tratamento e seus efeitos colaterais. No caso das mulheres, um dos mais temidos é a queda de cabelo durante a quimioterapia. Essa aflição, muitas vezes, se sobrepõe inclusive aos resultados positivos da terapêutica e leva a um elevado risco de problemas secundários como autoestima baixa, ansiedade, estresse e depressão. Mas, afinal, existem formas de evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia?

Um procedimento que aumenta as chances de preservação dos fios nos processos de quimioterapia têm sido considerado um importante aliado para a melhora do equilíbrio emocional em mulheres. A técnica, chamada de Crioterapia ou Scalp Cooling (em inglês), consiste no uso de uma touca gelada, que resfria o couro cabeludo, levando à contração dos vasos sanguíneos e, dessa forma, cria uma espécie de capa protetora que preserva os folículos capilares.

Entenda a crioterapia

Um capacete revestido por um gel em temperatura de 4º C é conectado por meio de um tubo a uma máquina que se assemelha a um circulador de ar. Colocado sobre a cabeça do paciente 60 minutos antes da infusão de quimioterapia, a touca permanece sendo usada durante toda a aplicação do quimioterápico e só é retirada cerca de uma hora após a aplicação completa do medicamento.

A crioterapia se mostra eficaz na hora de amenizar a queda de cabelo durante a quimioterapia.

A crioterapia se mostra eficaz na hora de amenizar a queda de cabelo durante a quimioterapia. FOTO Shutterstock

Todo o processo dura em torno de três a quatro horas. “Esse dispositivo gelado causa uma sensação térmica de aproximadamente 15º C e, em geral, é bem tolerada. Em alguns casos pode haver queixa de dor de cabeça, tontura e sensação de frio, mas tais sintomas não são considerados como fatores que levem à desistência do procedimento pelos pacientes, graças ao bons resultados alcançados”, ressalta Daniel Gimenes, oncologista do Centro Paulista de Oncologia – CPO (Grupo Oncoclínicas).

Atenção aos detalhes

Esse resfriamento do couro cabeludo diminuí o fluxo sanguíneo para a raiz de cada fio, fazendo com o que folículo capilar fique menos suscetível à agressão dos quimioterápicos e, portanto, menos propenso ao risco de queda. O especialista frisa que o nível de preservação do cabelo está relacionado ao tipo de quimiterápico empregado.

Considerando as drogas mais fortes, que levariam à queda total dos fios, é possível reduzir o indíce de perda para 20% a 30%. “Isso significa que o uso de peruca ou lenços se torna desnecessário na maioria das situações, contribuindo amplamente para a autoestima das mulheres em tratamento”, pontua Daniel Gimenes.

 

Consultoria Daniel Gimenes, oncologista do Centro Paulista de Oncologia – CPO (Grupo Oncoclínicas)

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Por conta da dificuldade que muitos homens ainda têm em lidar com a calvície, o implante capilar é um recurso cada vez mais procurado

Estilo de vida

É possível utilizar homeopatia para crianças? Como é feito o tratamento? Essas são algumas dúvidas sobre o assunto. Quer saber como tirá-las? Confira!

Estilo de vida

Sentir dores durante a menstruação é normal, mas cólica menstrual muito forte pode indicar outras doenças. Veja quais podem ser os motivos!

Estilo de vida

conheça o exercício que está fazendo a cabeça das pessoas e descubra os principais benefícios da prancha para o corpo e a saúde em geral!

Estilo de vida

De controle da ansiedade ao fortalecimento do sistema imunológico, meditar possibilita benefícios ao organismo. Veja dicas para iniciar a prática

Estilo de vida

Uma soma de hábitos inadequados pode resultar no problema, que pode desencadear graves consequências. Veja dicas práticas para fugir da obesidade!

Estilo de vida

A prevenção de doenças cardiovasculares e o controle da anemia e da pressão arterial são alguns dos benefícios da beterraba

Estilo de vida

O cuidado com os dentes de cães e gatos é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças e garantir a preservação da saúde do animal