ESTILO DE VIDA

Queda de cabelo: conheça as causas e saiba até quando é normal

Queda de cabelo é quando um fio cai para dar lugar a um novo. Descubra quando isso é normal, quais as principais causas e as formas de tratar!

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 17:00
Atualizado às 11:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Imagine a cena: você está tomando banho e quando termina de lavar os fios, percebe que tem um monte deles no ralo do banheiro. Provavelmente, você já passou por isso ou conhece alguém que enfrentou essa situação. Apesar de ser normal perder cabelo ao longo dos dias, isso acaba se tornando preocupante a partir do momento em que a perda constante afeta na aparência, ou seja, quando resulta em falhas.

“Queda de cabelo é quando um fio cai para dar lugar a um novo. Isso é provocado naturalmente quando ele já atingiu o seu lapso de tempo, sendo um processo normal ao longo de nossa vida. Mas quando esse fio cai sem atingir sua fase madura, já deixa de ser uma queda normal”, explica a hairstylist Rosy Balter.

mulher-escova-cabelo-queda-fios

FOTO: Reprodução

Dentro da normalidade

Pentear o cabelo e deixar um pouco de fios na escova; dormir e, ao acordar, perceber que o travesseiro ficou com vestígios do couro cabeludo; fazer um rabo-de-cavalo e perder uma pequena quantidade de cabelo no elastiquinho. Tudo isso é considerado completamente normal.

Mas, então, como saber que a queda de cabelos (também conhecida como alopecia) está se tornando algo mais grave? “Ao dia, perde-se, em média, 100 fios de cabelo. Portanto, quando esta quantidade dobra, é recomendado que se procure um tratamento, pois algo pode não estar bem em nosso organismo”, conta a hairstylist Josefa Celeni. Em outras palavras, é importante ficar atenta a possíveis falhas deixadas na cabeça e ao número de fios que caem todos os dias.

mulher-escova-cabelo-quada-fios

FOTO: Reprodução

Principais motivos

Segundo informações da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo ocorre em cerca de 25% das mulheres brasileiras com idade entre 35 e 40 anos, enquanto 50% daquelas com mais de 40 anos são atingidas. No caso dos homens, conforme afirma a Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração de Cabelo, 40% enfrentam esse problema antes dos 35 anos. Apesar de serem várias as causas para que os fios caiam prematuramente, é possível listar alguns dos principais motivos, tais como: problemas de alimentação, hormônios, uso de chapinha e secador, penteados específicos e utilização de produtos químicos.

Aliados do cabelo!

Você costuma usar xampu e condicionador para lavar o cabelo? Se a resposta foi sim, está no caminho certo para garantir a saúde dos fios! É que o xampu é responsável por abrir as escamas e limpar os fios, enquanto o condicionador tem ação dentro dos fios e é capaz de fechar essas escamas. Ou seja, separados os produtos não são tão eficazes, uma vez que não possuem efeito completo.

Consultoria: Josefa Celeni e Rosy Balter, hairstylists

LEIA TAMBÉM