Quatro passos para uma rotina mais saudável em 2022

Nutricionista dá dicas para ter uma alimentação saudável e uma vida mais leve neste ano!

Ter uma rotina mais saudável pode ser difícil, mas essas dicas vão te ajudar!
Ter uma rotina mais saudável pode ser difícil, mas essas dicas vão te ajudar! - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 13/02/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

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O início do ano é aquele momento em que a gente sempre promete que vai começar a se alimentar melhor e levar uma vida saudável - coisa que a gente nem sempre consegue cumprir, não é mesmo? Afinal, é realmente difícil mudar de hábitos do dia para a noite assim!

Por isso mesmo, o ideal é fazer esse tipo de mudança aos poucos e seguindo alguns passos e táticas simples e que podem evitar que você desista no meio do caminho. Então confira as 4 dicas da nutricionista Vanessa Souza que separamos para te ajudar a manter o foco na saúde em 2022:

Sem tempo? Foque em marmitas!

Muitas vezes, o cansaço no final do dia faz com que a gente desista de preparar uma comida mais saudável e acabe optando por algo mais fácil. Para que isso não aconteça, Vanessa recomenda que seja escolhido um dia e horário para preparar as refeições de toda a semana e colocá-las para congelar.

Aí é só tirar a marmita do congelador no dia anterior e, na hora que bater aquela fome, ela já estará pronta para ser esquentada. Assim fica muito mais fácil de não sair da reeducação alimentar!

Marmitas saudáveis
Marmitas são uma boa saída para não desistir da alimentação saudável - Shutterstock

Aposte em utensílios para facilitar o seu planejamento alimentar

Alguns itens de cozinha também podem te ajudar muito nesse processo de começar uma alimentação mais saudável, viu?

Os potes herméticos, por exemplo, são grandes aliados na hora de montar as marmitas, já que evitam que algum micro-organismo entre em contato com o alimento. Colheres medidoras também podem ajudar, sendo úteis para que você acompanhe as quantidades das comidas que está ingerindo.

Não esqueça da hidratação!

Já bebeu bastante água hoje? A hidratação é muito importante para que o nosso organismo trabalhe de forma adequada e, como nosso corpo não consegue armazenar água por muito tempo, precisamos nos hidratar várias vezes por dia!

E para reforçar ainda mais a hidratação, também é possível apostar em alimentos ricos em água, como alface, cenoura, uva, arroz integral cozido, peixe assado e pepino.

mulher bebendo água
Uma boa hidratação é uma das principais aliadas para uma vida mais saudável! - Shutterstock

Planeje sua rotina de maneira leve

Segundo Vanessa, um bom planejamento, feito com o acompanhamento de um profissional, também pode te ajudar muito a ficar focada e não desistir da meta de ter uma vida mais leve e saudável. Inclua na sua rotina alimentos saudáveis dos quais você goste e lembre de separar um tempinho na agenda para algum exercício físico.

E, por fim, não se esqueça: apesar de ser importante criar uma rotina e focar nela na hora de iniciar uma reeducação alimentar, não é preciso transformar isso em algo pesado ou cansativo. Respeite os seus limites, vá com calma e tente transformar a nova rotina em algo prazeroso – ouvir música durante os momentos de exercícios, por exemplo, é uma boa dica!

Fonte: Vanessa Souza, nutricionista parceira da Plasvale.

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