Qual exercício físico mais combina com o seu estilo de vida?

Pilates, caminhada, corrida, corda, hidroginástica: escolha o exercício físico que mais combina com você e fique pronta para malhar todos os dias!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 19:27
Atualizado às 12:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Perder peso e tonificar os músculos são os principais desejos de mulheres que vivem em pé de guerra com o corpo. Mas, afinal, qual exercício físico é o mais indicado para a sua necessidade? Confira seis atividades poderosas que prometem levantar o bumbum, esculpir as pernas, tonificar os braços e deixar o abdome sarado, e comece hoje mesmo a malhar! Mas lembre-se: toda atividade só deve ser feita após avaliação de um profissional especializado.

mulher sentada alongando e fazendo exercício físico com uma bola

Foto: iStock.com/Getty Images

Caminhada

É um exercício aeróbico que melhora o condicionamento físico, ajuda a controlar a ansiedade e promove a perda de peso. Isso porque, através do suor, o corpo libera toxinas, favorecendo o emagrecimento.

Gasto calórico: entre 400 e 500 calorias a cada 1 hora.

Onde fazer: na esteira, ao ar livre ou na areia da praia.

Contraindicação: quem está muito acima do peso ou tem problemas nas articula- ções não deve exagerar na intensidade dos passos.

Hidroginástica

Promove agilidade, resistência muscular, melhora a coordenação motora, combate o estresse e a osteoporose, além de garantir mais força e flexibilidade. A modalidade também é indicada para quem sofre com problemas nas articulações, já que é uma atividade de pouco impacto.

Gasto calórico: de 300 a 400 calorias a cada 1 hora.

Onde fazer: em piscinas, sob supervisão de um profissional de educação física.

Contraindicação: não há.

Corda

É uma ótima alternativa para quem deseja fortalecer panturrilhas, pernas, bumbum, abdômen, costas, ombros e braços. Outros benefícios de pular corda são ajudar no combate à celulite, prevenir a osteoporose, torrar calorias e garantir mais agilidade.

Gasto calórico: cerca de 300 calorias a cada 15 minutos.

Onde fazer: em casa (desde que haja bastante espaço) ou ao ar livre.

Contraindicação: pessoas que sofrem de problemas articulares ou que estejam muito acima do peso.

Bike

É um exercício físico com baixo impacto, que oferece fortalecimento de pernas e bumbum. Além disso, mantém o metabolismo em constante atividade, favorece o condicionamento físico, queima calorias rapidamente e reduz os sintomas do estresse.

Gasto calórico: de 300 a 600 calorias a cada 1 hora.

Onde fazer: em academias, trilhas, ruas não movimentadas e até dentro da piscina (ciclismo aquático).

Contraindicação: quem tem problemas nos joelhos e na região lombar deve consultar um profissional antes de iniciar um treino de bicicleta.

Pilates

Nessa modalidade, você utiliza o peso do próprio corpo para executar os movimentos, melhorando a postura, fortalecendo barriguinha, glúteos e pernas. Sem contar que esse exercício físico favorece a circulação sanguínea, reduz o estresse e melhora a flexibilidade.

Gasto calórico: de 250 a 500 calorias a cada 50 minutos, dependendo do nível dos exercícios.

Onde fazer: em academias, com a ajuda de aparelhos específicos, ou em casa, usando um colchonete.

Contraindicação: não há, desde que seja feita uma avaliação médica.

Corrida

Além de promover a sensação de bem-estar, combate algumas doenças como diabete, síndrome do pânico e depressão. Como gasta muitas calorias, é ótima para quem deseja desintoxicar o corpo e eliminar rapidamente os pneuzinhos.

Gasto calórico: de 800 a 900 calorias a cada 1 hora.

Onde fazer: na esteira ou ao ar livre (em ruas não muito inclinadas).

Contraindicação: pessoas acima do peso ou que têm problemas nos joelhos e na coluna não devem correr em um ritmo pesado.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Raphael Gomes, personal trainer do Espaço Zen Vertical, do Rio de Janeiro (RJ); Cezar Bender, personal trainer de Bauru (SP); Paulo R. M. Machado, professor de Mat Pilates da Cia. Athletica, unidade shopping Anália Franco, de São Paulo (SP); Maicon Reis, professor de hidroginástica da Cia. Athletica, unidade shopping Anália Franco, de São Paulo (SP)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.