As principais vantagens de consumir banana verde

Pouco se sabe sobre as qualidades da banana verde, mas ela vai muito além de um remédio contra a câimbra. Descubra seus benefícios!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/08/2016 às 17:54
Atualizado às 11:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Diferencial “do tempo”

Por ainda não ter amadurecido, ela contém o amido resistente, umasubstância que possui, no organismo, efeito semelhante ao das fibras. E ainda concentra os mesmos carboidratos complexos (que demoram mais para serem digeridos) benéficos da versão madura , além de uma incontável lista de vitaminas e minerais.

Dá para sair da mesmice

Quando as frutas estão verdes, é difícil agradar ao paladar. Mas, no caso da banana, as listas de receitas envolvem o alimento são variadas. Não é só a fruta fresca que ganha pontos positivos, mas também a farinha, a casca (no preparo de bolos, por exemplo) e a biomassa de banana verde, três alimentos indispensáveis na dieta de quem procura por mais saúde.

Bananas verdes, sobre a madeira

Foto Shutterstock.com

Riqueza nutricional

A maioria das receitas de farinha e biomassa de banana verde são feitas com banana-nanica, uma das versões mais saudáveis da fruta. Ela contém grandes quantidades de carboidratos, o que a torna ideal para quem quer energia na hora de praticar exercícios físicos. Já o potássio é bom para evitar câimbras e o magnésio contribui para a saúde do cérebro e do coração.

Boa para o diabetes

A banana verde é um excelente auxílio quando se trata de controlar e prevenir o diabetes, pois alimentos como a banana, com digestão lenta e com baixo índice glicêmico têm sido associado ao melhor controle do diabetes.

Controla o colesterol

Quando os níveis de LDL (o colesterol ruim) são elevados no organismo, muitos prejuízos podem acometer a saúde. Um deles é o comprometimento do sistema cardiovascular, pois infartos, hipertensão e outras doenças podem estar presentes em pessoas com altas taxas de colesterol.

Para a prevenção, além de adotar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares, também pode contar com o benefício da banana verde. A fruta atua contra o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Banana Verde, farinha de banana verde, mesa

Foto Shutterstock.com

Auxilia o intestino

O amido resistente contido na banana verde é um excelente auxílio para o sistema digestivo. “Outra característica do amido resistente é que ele mantém também a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes, mantendo o metabolismo do corpo acelerado e ajudando na perda de peso”, salienta a nutricionista Eliane Petean Arena.

Saiba mais: 

Os benefícios do pimentão

Dicas para dormir bem

Como controlar o colesterol com a alimentação

Consultoria Eliane Petean Arena, nutricionista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.