ESTILO DE VIDA

7 provações da dieta: saiba como vencer os desafios nesse período!

As provações da dieta são muitas, mas com algumas dicas é possível vencer os desafios mais comuns quando é preciso comer menos

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/10/2016 às 18:12
Atualizado às 11:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem deseja perder peso, muitas vezes, acaba desistindo da dieta antes mesmo de os resultados surgirem. Ao primeiro sinal de dificuldade, cai na tentação e perde o controle e a disciplina para levar o regime adiante. A probabilidade de fracasso pode desmotivar a pessoa a continuar um programa de emagrecimento. Sabendo que não é nada fácil superar os obstáculos e conseguir entrar em forma, consultamos a nutricionista Waldinez Stanula Nogueira, de Lapa (PR), para ajudar você a enfrentar as maiores provações da dieta.

mulher segurando garfo com fita métrica enrolada

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Exclusão

Ninguém pode abandonar sua vida social por estar de dieta!!! Quando for convidada para alguma festa, jantar ou churrasco, a dica é não sair de casa com fome. Faça todas as refeições do dia de forma equilibrada e coma algo leve antes de sair. Assim, é possível evitar exageros que comprometam o emagrecimento. No barzinho com os amigos, comece bebendo água, intercalando com cada copinho de cerveja. Isso reduz pela metade o consumo calórico.

2. Fome

Essa sensação aparece porque as dietas costumam ter menos quantidade de alimento do que as pessoas estão habituadas. Para driblar a vontade de comer, a primeira atitude é caprichar na mastigação, assim, ativamos o hormônio que está ligado ao centro da saciedade, paralisando a fome por um tempo. Em segundo lugar, é preciso se realimentar antes que o centro da fome volte à ativa, fazendo refeições a cada 3 horas, no máximo.

3. Ansiedade

É preciso entender que a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, trace metas atingíveis para não bater o desespero na hora da dieta. Fazer um dia de dieta querendo emagrecer 1 ou 2kg em 24 horas gera uma tensão, já que a previsão está totalmente fora da realidade. Se você é muito ansiosa, procure fazer atividades relaxantes e, dependendo do caso, consulte um especialista para diagnosticar a causa desse desequilíbrio emocional.

4. Compulsão

Se existe uma vontade louca de comer chocolate ou um forte desejo de atacar a geladeira à noite, é importante consultar um profissional de nutrição para avaliar os motivos desse desespero. A causa mais normal é o descontrole, que deverá ser tratado de acordo com o perfil e diagnóstico de cada indivíduo. Hoje em dia existem até fitoterápicos específicos para esses casos, mas é preciso uma indicação de um médico ou nutricionista.

5. Desânimo

Para não desanimar, principalmente na hora de malhar, é necessário se distrair. Tente praticar atividades físicas de que você goste: dança, caminhada, esportes coletivos, bicicleta, pular corda… Vale tudo na hora de queimar calorias! Além disso, quando praticamos exercícios, liberamos endorfinas, que dão uma sensação de prazer e uma injeção de ânimo.

6. Mal-estar

Restringir demais os carboidratos e se exercitar muito além da conta pode causar mal-estar ou até mesmo uma hipoglicemia. Se o corpo sente falta de algumas substâncias que normalmente a pessoa ingere, podem surgir dores de cabeça e até fraqueza. Para não sofrer esses contratempos evite restringir demais a alimentação e busque uma dieta mais próxima de seus hábitos de vida e também que agrade ao seu paladar.

7. Irritabilidade

A irritação vem quando a dieta está sendo feita de forma incoerente. Por exemplo, dietas muito restritivas são contraindicadas, pois interferem no estado psicológico da pessoa e também deixam o metabolismo mais lento, prejudicando o emagrecimento. Outra dica: não desconte a raiva na comida! Mantenha o foco em coisas que lhe dão prazer e tranquilidade, como escutar música, ler um bom livro, entre outras.

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Waldinez Stanula Nogueira, nutricionista do Lapinha Clínica e Spa, de Lapa (PR), www.dietaadequada.com.br

LEIA TAMBÉM