5 maneiras eficazes de proteger a saúde da boca

A boca é um passaporte para todo o resto do corpo. Por isso, mantê-la bem cuidada e saudável evita uma série de complicações! Confira algumas dicas

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/12/2016 às 10:19
Atualizado às 12:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dizem que um belo sorriso é o melhor cartão de visitas para a vida. Mas muito mais que uma questão estética, a boca é um passaporte para todo o resto do corpo. Mantê-la bem cuidada e saudável evita uma série de complicações que podem ir de cáries ao infarto (doença aparentemente sem qualquer relação com a cavidade bucal). Então, conheça 5 maneiras de proteger a saúde da sua boca!

mulher-escova-dentes-boca

Foto: Reprodução

1. Invista na boa escovação

Usar bem a escova e o fio dental é a única forma de desorganizar e destruir as colônias de bactérias que causam doenças bucais. O ideal seria escovar os dentes a cada alimento ingerido. Mas como é difícil por conta da correria do dia a dia, a recomendação mínima é higienizar os dentes a cada uma das principais refeições do dia. Nos intervalos, faça bochechos com água para aliviar a sensação de “peso” na boca.

2. Instrumento certo

Escovar os dentes bem é questão de jeito e não de força (que machuca a gengiva). Para isso, a escova certa só precisa ser macia e, de preferência, ter a cabeça pequena para alcançar todas as áreas da boca.

3. Não esqueça do fio dental

Por incrível que pareça, é grande o número de pessoas que ignoram esse passo da higiene bucal. Mas ele é fundamental para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso.

mulher-fio-dental-boca-dentes

Foto: Reprodução

4. Evite alimentos corantes

Refrigerante, café, chá e chocolate são alguns dos alimentos que, por diversos motivos, devem ser consumidos com moderação. É que os corantes naturais e artificiais contidos neles escurecem os dentes. Para evitar o sorriso amarelado, é importante ter uma boa escovação, uma dieta balanceada e manter-se bem longe do cigarro.

5. Faça do dentista um amigo

Como você viu, os cuidados odontológicos não são luxo ou apenas questão de boa aparência. Por isso, faça visitas regulares ao dentista a cada seis meses.

Texto Redação Alto Astral

LEIA MAIS: