Connect with us

O que você está procurando?

Descubra quais plantinhas do jardim podem fazer mal para o seu bichinho de estimação caso ele se aproxime dos vasos ou alimente-se das folhas
- Por conta de problemas digestivos, os gatos podem se alimentar de folhas em busca de fibras (FOTO: iStock/Getty Images)

Plantas venenosas: saiba como proteger seu bichinho de estimação dessas ameaças

Descubra quais plantinhas do jardim podem fazer mal para o seu bichinho de estimação caso ele se aproxime dos vasos ou alimente-se das folhas

Seja por curiosidade, travessura ou vontade de comer folhas para reequilibrar o organismo, os animais acabam ingerindo as plantinhas de casa. O problema é que muitas delas podem ser tóxicas e causar sérios danos ao organismo do seu bichinho. Assim, descubra o que fazer para evitar a intoxicação do seu pet.

Contudo, antes de culpar seu animalzinho por comer o que não deve, saiba que é da natureza dele ingerir plantas em busca de fibras quando tem algum desconforto intestinal. “Geralmente, as rações têm fibras, mas quando tem algum problema, o animal procura fontes extras”, explica a médica veterinária Cláudia Ferreira da Costa, acrescentando que o hábito de mastigar folhas como grama é saudável.

Dificulte o acesso às plantas venenosas

Segundo a veterinária, as mesmas plantas que fazem mal ao homem costumam ser tóxicas para os animais. A mais comum é a comigo-ninguém-pode. O ideal seria que você se livrasse de uma vez por todas da planta, evitando todo e qualquer risco. “Se isso não for possível, a orientação é deixar o vaso fora do alcance do animal, em lugares altos ou protegidos”, aconselha.

Quais os sintomas mais comuns?

O quadro depende muito da planta e da quantidade que foi ingerida mas, na maioria dos casos, vômito e diarreia estão entre os principais sintomas. No entanto, alguns quadros podem ser mais graves. “Só de o animal engolir a comigo-ninguém-pode, já fica com uma irritação na mucosa da faringe e um edema na boca, que pode até travar a traqueia. Não dá tempo sequer de digerir a planta”, comenta. Seja qual for a situação, leve seu companheiro imediatamente ao veterinário, se possível com algumas folhas da planta que ele ingeriu.

Outras plantas venenosas ou prejudiciais aos bichinhos são a hera (trepadeira), samambaia, azaleia, folha de violeta, narciso, mamona, dedaleira, urtiga, capim cidreira (por seu espinhosa), cacto pequeno (pela possibilidade de machucar a boca) e folha de tabaco.

LEIA TAMBÉM

Texto: Adriana Serrano.

Consultoria: Cláudia Ferreira da Costa, médica veterinária.

Advertisement

Estilo de vida

Educar seu pet pode parecer impossível, mas essas dicas vão te ajudar a conviver melhor com o seu bichinho, sem estresse para você ou para ele

Moda & Beleza

O decote profundo alonga o colo e afina a silhueta de qualquer noiva. Confira modelos que estão bombaram em 2016 e continuam em alta em 2017!

Estilo de vida

Os chás já fazem parte dos alimentos mais consumidos pelos adultos. Mas será que o chá de erva-doce faz bem para bebês e crianças?

Estilo de vida

Descubra porque alguns animais sentem náuseas durante os passeios em automóveis e o que fazer para evitar que isso aconteça.

Estilo de vida

Você sabe quais são os nomes de bebês mais populares no Brasil em 2016? Selecionamos os seis nomes mais utilizados por aqui no ano passado. Descubra!

Estilo de vida

Pets e crianças podem conviver em harmonia. No entanto, em alguns casos, os animais podem ser agressivos. Saiba o que fazer para lidar com o problema.

Estilo de vida

Com alimentação e hábitos adequados, você consegue queimar calorias a jato e ainda fortalecer a saúde, deixando o organismo blindado

Mundo místico

O processo de lidar com uma possessão é muito rigoroso e exige que o padre siga um passo a passo. Saiba o que ocorre durante o ritual de exorcismo católico