Plantas venenosas: saiba como proteger seu bichinho de estimação dessas ameaças

Descubra quais plantinhas do jardim podem fazer mal para o seu bichinho de estimação caso ele se aproxime dos vasos ou alimente-se das folhas

None
Por conta de problemas digestivos, os gatos podem se alimentar de folhas em busca de fibras (FOTO: iStock/Getty Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/05/2017 às 17:23
Atualizado às 13:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Seja por curiosidade, travessura ou vontade de comer folhas para reequilibrar o organismo, os animais acabam ingerindo as plantinhas de casa. O problema é que muitas delas podem ser tóxicas e causar sérios danos ao organismo do seu bichinho. Assim, descubra o que fazer para evitar a intoxicação do seu pet.

Contudo, antes de culpar seu animalzinho por comer o que não deve, saiba que é da natureza dele ingerir plantas em busca de fibras quando tem algum desconforto intestinal. “Geralmente, as rações têm fibras, mas quando tem algum problema, o animal procura fontes extras”, explica a médica veterinária Cláudia Ferreira da Costa, acrescentando que o hábito de mastigar folhas como grama é saudável.

Dificulte o acesso às plantas venenosas

Segundo a veterinária, as mesmas plantas que fazem mal ao homem costumam ser tóxicas para os animais. A mais comum é a comigo-ninguém-pode. O ideal seria que você se livrasse de uma vez por todas da planta, evitando todo e qualquer risco. “Se isso não for possível, a orientação é deixar o vaso fora do alcance do animal, em lugares altos ou protegidos”, aconselha.

Quais os sintomas mais comuns?

O quadro depende muito da planta e da quantidade que foi ingerida mas, na maioria dos casos, vômito e diarreia estão entre os principais sintomas. No entanto, alguns quadros podem ser mais graves. “Só de o animal engolir a comigo-ninguém-pode, já fica com uma irritação na mucosa da faringe e um edema na boca, que pode até travar a traqueia. Não dá tempo sequer de digerir a planta”, comenta. Seja qual for a situação, leve seu companheiro imediatamente ao veterinário, se possível com algumas folhas da planta que ele ingeriu.

Outras plantas venenosas ou prejudiciais aos bichinhos são a hera (trepadeira), samambaia, azaleia, folha de violeta, narciso, mamona, dedaleira, urtiga, capim cidreira (por seu espinhosa), cacto pequeno (pela possibilidade de machucar a boca) e folha de tabaco.

LEIA TAMBÉM

Texto: Adriana Serrano.

Consultoria: Cláudia Ferreira da Costa, médica veterinária.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.