Proteção da visão: conheça dicas para cuidar bem dos olhos

Dicas importantes para prevenir problemas de visão e evitar lesões e doenças que possam comprometer a função dos olhos ao longo da vida

None
Foto: Shuttertock

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/02/2017 às 13:31
Atualizado às 13:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A prevenção começa na maternidade. Antes mesmo de ter algo, o recém-nascido já pode passar por uma bateria de exames que vai avaliar as condições de sua visão. Conhecido como Teste do Olhinho, ele permite que o médico avalie as condições do órgão, sem precisar fazer procedimentos muito desgastantes.

olhos

Foto: Shuttertock

O teste é feito em uma sala escurecida, onde o especialista ilumina o olho do recém-nascido com um feixe de luz. Caso não haja qualquer obstrução ou problema, o olho da criança reflete um brilho vermelho, parecido com o que aparece em fotografias. Durante o restante da vida, há uma série de cuidados que podem ajudar a preservar a visão e mantê-la livre de certas doenças, seja em casa, na rua, no trabalho… Confira a seguir algumas dicas:

Escola

Se observar alguns desses sintomas na criança, procure um especialista: dores de cabeça ou mal-estar logo após esforço visual; franzir a testa e fazer careta ao tentar enxergar algo; coçar muito os olhos; apresentar vermelhidão na área; chegar o rosto muito próximo ao caderno ou livro; ter desinteresse na sala de aula e dificuldades em distinguir ou combinar cores.

Casa

  • Faça limpeza do filtro do ar-condicionado periodicamente, pois o filtro sujo não consegue retirar as impurezas do ambiente. E isso, associado à diminuição da umidade relativa do ar, potencializa o início de alergia, olho seco e infecção ocular como conjuntivite.
  • Coloque umidificador ou recipiente com água nos ambientes para melhorar a qualidade do ar.
  • Deixe os ambientes arejados e com boa exposição ao sol para evitar a formação de bolor.
  • Não durma com maquiagem e nem compartilhe-a com outras pessoas. Remova sombra, rímel, delineador e retire os resíduos, sem deixar cair nos olhos, antes de deitar.
  • Se atente para as plantas domésticas, pontudas e com espinhos ou que soltam líquidos leitosos.
  • Jamais segure os filhos enquanto fuma, para evitar irritações causadas pela fumaça e queimaduras. Retire do alcance de crianças objetos cortantes ou pontiagudos, como facas, tesouras, chaves de fenda, garfos, lápis, arames e canetas.
  • Tenha cuidado especial com produtos de limpeza: água sanitária, soda cáustica, álcool e detergente.
  • Evite ou limpe com frequência objetos que acumulem poeira como: cortina, carpete, tapete e bicho de pelúcia.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Luís Sérgio Grecca Júnior, especialista em Plástica Ocular, Vias Lacrimais e Órbita, do D’Olhos Hospital Dia

Texto: Rose Araujo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.