Porque peixe faz bem para a saúde? Vem descobrir!

Bons para o coração, previnem osteoporose e oferecem ótimas proteínas. Os peixes fazem bem para a saúde por esses e outros motivos.

None
ENSOPADO: é tão saudável quanto o cozido ou assado, mas cuidado com o excesso de ingredientes calóricos, como leite de coco e creme de leite. Se for utilizar caldo de peixe, prefira os naturais. Legumes como pimentão, tomate, cebola e mandioquinha enriq...

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 12:58
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um dos alimentos mais comuns e importantes para a saúde, os peixes não podem faltar no cardápio. “São fontes de aminoácidos essenciais, vitaminas A, E e D e diversos minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, iodo, selênio, zinco e cobalto. Também fornece vitaminas do complexo B como niacina e ácido pantotênico, importantes para o metabolismo energético”, lista a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

peixe

Dê preferência ao peixe assado ou cozido e evite o frito. Foto: Banco quinto elemento

Ácido graxo essencial

Ajuda na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, pois  no cérebro, o ácido graxo protege os neurônios e estimula a produção de células nervosas. O nutriente é precursor do ácido docosahexaenoico (DHA), que tem participação ativa na manutenção do sistema nervoso. “Com o envelhecimento, há um aumento do estresse oxidativo, que reduz os níveis de DHA no cérebro e pode resultar em doenças como a esclerose lateral amiotrófica. Por isso, peixes são ótimos alimentos para serem inseridos na alimentação”, recomenda a nutricionista Elaine de Pádua.

Desintoxique-se!

Os peixes, em especial os de água doce, podem apresentar toxinas, como metais. Geralmente, a quantidade dessas substâncias não é tão grande a ponto de fazer mal à saúde. Porém, recomenda-se consumir o alimento acompanhado de verduras e legumes, que ajudam na desintoxicação do organismo. De sobremesa, que tal uma porção de frutas vermelhas? Elas possuem antioxidantes que ajudam na eliminação dos metais tóxicos.

frutas vermelhas

As frutas vermelhas ajudam a eliminar metais pesados vindos dos peixes. Foto: Shutterstock

Consultoria: Elaine de Pádua e Greice Caroline Baggio, nutricionistas
Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.