Confira quais são as propriedades da quinoa e seus benefícios

As propriedades da quinoa garantem a redução do colesterol, além de benefícios pré e pós treino, e o alimento ainda é uma ótima alternativa para as mulheres que estão na menopausa

- Foto: Glow Images/Latinstock

Consumida por diabéticos, esportistas, vegetarianos, celíacos, nutricionistas e pela população em geral, a quinoa é considerada a semente mais completa do ponto de vista nutricional e está cada vez mais ganhando popularidade nos cardápios dos brasileiros. As propriedades da quinoa não incluem o glúten, possui fibras, proteínas, atua na saciedade e tem perfil antioxidante.

Propriedades da quinoa

De acordo com a nutricionista Gabriela Marcelino, as propriedades da quinoa apresentam os maiores teores de fibras e proteínas quando comparada a outros grãos e leguminosas. Além disso, ela possui o teor mais elevado de aminoácidos essenciais, como a lisina e metionina, é capaz de melhorar o funcionamento do intestino, ajudar na redução do colesterol ruim e auxiliar na melhora da memória e do reflexo. “Ela é o grão mais completo. Não contém glúten, possui boas quantidades de gorduras boas, aproximadamente 60% de ômega 6 e ômega 3, é rica em fibras e atua na saciedade. A cada 100g, ela possui 15g de carga glicêmica, o que a torna ideal para ser incluída na dieta para quem precisa controlar as taxas de glicose do sangue”, diz a profissional.

Consumo

Recipiente de barro escuro em formato oval cheio de quinoa em flocos que não perdem as propriedades da quinoa em grãos.

Foto: iStock.com/Getty Images

Ela pode substituir o pão no café da manhã e nos lanches da tarde. Além da versão in natura, existe o tipo em flocos que pode ser alternadamente utilizada. “Pode enriquecer saladas, sopas, molhos, mingaus, pudins, pães, panquecas, biscoitos entre outros. Além disso, ela pode ser encontrada na composição de barras de cereais e em pães com outros cereais reunidos”, acrescenta Gabriela Marcelino.

A contraindicação do consumo das propriedades da quinoa é a quantidade de calorias, naturalmente maior em alimentos com amido. “O ideal é consumir entre cinco a nove porções ao dia. Mas, quando a quinoa é incluída em porções adequadas e com prática regular de atividade física, não ocorrerá o ganho de peso corporal”, diz Gabriela.

Ideal

Mulher atleta agachada em uma rodovia olhando o relógio e vestida com roupa de ginástica após saber das propriedades da quinoa e seus benefícios pré e pós treino.

Foto: iStock.com/Getty Images

A composição nutricional da quinoa a torna perfeita para atletas consumirem antes ou depois dos treinos intensos. “Por ter baixo índice glicêmico, ela fornece reserva de energia necessária durante o esforço físico, enquanto os aminoácidos colaboram na reparação do tecido muscular pós-treino”, diz a nutricionista Talitta Maciel.

Para a pós-menopausa

Mulher idosa grisalha em frente ao espelho segurando o cabelo com os dois braços e sorrindo após conhecer as propriedade da quinoa.

Foto: Shutterstock.com

A menopausa é o período de transição para todas as mulheres em uma determinada idade e uma ótima alternativa para tratar as alterações metabólicas é investir em alimentos que possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e que ajudam na diminuição da concentração de gordura corporal. Um desses alimentos é a quinoa, pois ela fornece fibras totais, que são responsáveis por reduzir o índice glicêmico das refeições, aumentar a sensação de saciedade e controlar o perfil metabólico.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Gabriela Marcelino e Talitta Maciel, nutricionistas

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência